Líderes do Led Zeppelin enfrentarão júri por plágio de "Stairway to Heaven"
O vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e o guitarrista da banda, Jimmy Page, terão que enfrentar um tribunal do júri para determinar se se eles roubaram os acordes iniciais de "Stairway to Heaven", clássico de 1971 da banda. O julgamento está previsto para 10 de maio.
Numa decisão tomada na sexta-feira (8), o juiz Gary Klausner, em Los Angeles, nos Estados Unidos, afirmou que "Stairway to Heaven" e a instrumental "Taurus", de 1967, da banda Spirit, são parecidas o suficiente para que um júri decida se Plant e Page são responsáveis por infringirem direitos autorais.
Ouça as duas músicas no UOL Música Deezer e compare:
"Stairway to Heaven" - Led Zeppelin
"Taurus" - Spirit
O processo judicial é de Michael Skidmore, que representa Randy Wolfe, também conhecido como Randy Califórnia, que era guitarrista do grupo Spirit e compositor de "Taurus", e que morreu em 1997.
Skidmore afirmou que Page pode ter sido inspirado a escrever "Stairway" para o Led Zeppelin depois de escutar o Spirit tocar "Taurus", quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1968 e 1969, mas que Wolfe nunca ganhou nenhum crédito.
Os acusados afirmaram que Wolfe compunha por encomenda, que não podia reivindicar direitos autorais, e que a progressão de acordes era tão clichê que não merecia tal proteção.
O juiz, no entanto, disse que um júri poderia encontrar similaridade substancial entre os dois primeiros minutos de "Stairway" e "Taurus", o que ele chamou de "os segmentos mais reconhecidos e importantes" das duas músicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.