Topo

Líderes do Led Zeppelin enfrentarão júri por plágio de "Stairway to Heaven"

Jimmy Page e Robert Plant se apresentam na Índia, em 1972 - Junior Statesman/Reprodução
Jimmy Page e Robert Plant se apresentam na Índia, em 1972 Imagem: Junior Statesman/Reprodução

Por Jonathan Stempel

11/04/2016 19h53

O vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e o guitarrista da banda, Jimmy Page, terão que enfrentar um tribunal do júri para determinar se se eles roubaram os acordes iniciais de "Stairway to Heaven", clássico de 1971 da banda. O julgamento está previsto para 10 de maio.

Numa decisão tomada na sexta-feira (8), o juiz Gary Klausner, em Los Angeles, nos Estados Unidos, afirmou que "Stairway to Heaven" e a instrumental "Taurus", de 1967, da banda Spirit, são parecidas o suficiente para que um júri decida se Plant e Page são responsáveis por infringirem direitos autorais.


Ouça as duas músicas no UOL Música Deezer e compare:

"Stairway to Heaven" - Led Zeppelin

"Taurus" - Spirit


O processo judicial é de Michael Skidmore, que representa Randy Wolfe, também conhecido como Randy Califórnia, que era guitarrista do grupo Spirit e compositor de "Taurus", e que morreu em 1997.

Skidmore afirmou que Page pode ter sido inspirado a escrever "Stairway" para o Led Zeppelin depois de escutar o Spirit tocar "Taurus", quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1968 e 1969, mas que Wolfe nunca ganhou nenhum crédito.

Os acusados afirmaram que Wolfe compunha por encomenda, que não podia reivindicar direitos autorais, e que a progressão de acordes era tão clichê que não merecia tal proteção.

O juiz, no entanto, disse que um júri poderia encontrar similaridade substancial entre os dois primeiros minutos de "Stairway" e "Taurus", o que ele chamou de "os segmentos mais reconhecidos e importantes" das duas músicas.