Topo

Banda U2 é processada por suposto plágio nos Estados Unidos

Por Jonathan Stempe

28/02/2017 22h50

Um compositor e guitarrista britânico processou o U2, alegando que a banda roubou um dos seus trabalhos para uma música do disco “Achtung Baby”, sucesso de 1991.

Numa queixa apresentada na segunda-feira (27), na corte distrital de Manhattan, nos Estados Unidos, Paul Rose pediu pelo menos US$ 5 milhões em danos do vocalista do U2, Bono, dos seus companheiros de banda, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr., e também da Island Records.

Rose, que disse ter uma dezena de discos próprios, declarou que o grupo irlandês retirou elementos que dão “assinatura” à sua música registrada “Nae Slappin” para a canção de sucesso da banda “The Fly”.

Rose afirmou que deu uma gravação de "Nae Slappin" para a Island em 1989 e que “The Fly” incorporou o seu solo de guitarra e outros elementos, como distorção e uma percussão em “estilo industrial”. Segundo ele, ouvintes comuns “achariam as músicas substancialmente similares”.

Representantes do U2 não responderam de imediato os pedidos por comentários nesta terça. A Universal, empresa-mãe da Island, não respondeu imediatamente a um pedido similar.