Rodrigo Silveira
Horace Andy |
Jan Fjeld
Os movimentos hip-hop e trip-hop beberam muito nas fontes de jazz, funk, soul, ska, rock-steady e reggae. Na procura do melhor loop, da melhor batida, do timbre particular que um sintetizador não consegue reproduzir, dois dos mais ativos produtores musicais conseguiram ultrapassar o registro do sucesso e trouxeram à tona algo de realmente importante: o produtor, compositor e arranjador David Axelrod - um dos mestres na fusão de jazz e funk - e o cantor e compositor Horace Andy - figura seminal na cena reggae anos 70.
Axelrod e Andy foram resgatadas respectivamente pelo empreendedor inglês James Lavelle, dono da gravadora Mo'Wax, e o trio também inglês Massive Attack, que administra a gravadora Melankolic.
Axelrod = James Brown + Pink Floyd Agora, graças ao Mo'Wax de Lavelle, David Axelrod volta com um disco novo, melodioso. É uma experiência sonora com nove composições próprias, contando com a participação de Lou Rawls (parceiro de Axelrod de longa data) e o rapper Rass Kass. É cheio de metais staccato, baixo pesado, fundo e funkeado, além de ter as bases de cordas mais absurdas que você jamais ouviu: é James Brown encontrando Pink Floyd.
Uma das curiosidades do novo CD de Axelrod é que a cozinha foi gravada em 1968 em seu estúdio com músicos profissionais.
Neste mesmo estúdio ele gravou, pelo menos, três dos seus mais importantes _e mais sampleados_ trabalhos: "Songs of Innocence" (1968) e "Songs of Experience" (1969) e "Earth Rot" (1970).
No seu currículo, Axelrod tem nada menos do que a produção de vários trabalhos de The Cannonball Adderley Quintet Orchestra, que é talvez o "combo" mais influente na história do jazz, tendo tocado com Miles Davis, Art Blakey e John Coltrane.
Horace Andy = Bob Marley + Kate Bush Dono de uma voz singular _um tenor que chega ao falsete "metalizado" e respira a música como se estivesse se afogando_ o jamaicano Horace Andy chegou a ter alguns sucessos menores nas paradas de reggae inglesas na década de 70. Hoje, Andy trabalha com Neneh Cherry, Mad Professor, Sly & Robbie _a mais famosa cozinha de reggae_ e outra dupla do barulho eletrônico de drum and bass, Mafia & Fluxy.
Horace Andy voltou à ativa através de um convite do Massive Attack no início dos anos 90. Na produção de estréia do Massive Attack, "Blue Lines" de 1991, Andy já figurava como cantor convidado. Desde então se apresenta com eles.
Quando o Massive Attack lançou o selo Melankolic, em 1997, de novo escolheu Andy. Foi "Skylarking", coletânea de sucessos antigos de Horace Andy, o primeiro disco do selo. Nele, há produções de verdadeiras lendas do universo reggae de raiz como Bunny Lee, Augustus Pablo e Coxsone Dodd _a quinta-essência dos anos 70.
Em 1999, a Melankolic lançou "Living in the Flood", de Andy, que marcava a volta do jamaicano depois de mais de duas décadas sem lançar trabalho novo. Em "Living in the Flood", você ouve não só o reggae de baixo sincopado, vagando de um lado para outro, mas também música eletrônica, de canções melodiosas e batidas lentas, acompanhadas por sua voz curiosa. A faixa título, "Living In The Flood" foi composta especialmente para Horace Andy pelo ex-Clash Joe Strummer.
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