Rodrigo Silveira
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Jan Fjeld
Em sua última "peça-coreografia" inspirada no Brasil, a alemã Pina Bausch foi buscar para a trilha sonora de suas impressões sobre o país, para além dos batuques tropicalizantes de Carlinhos Brown e Caetano Veloso, o batuque de um compositor norueguês: Bugge Wesseltoft (pronuncia-se "búgui vesseltóft").
"Fast Forward" ("avanço rápido"), a faixa utilizada por Bausch, traz uma batida hipnótica e sincopada, marcada por um bumbo eletrônico, que evoca uma estranha "brasilidade". A letra é declamada, ao estilo de Laurie Anderson, e sua sonoridade faz lembrar os primórdios do tecno, o chamado "acid".
Wesseltoft pertence a uma linhagem de músicos, ao lado de Sigur-Rós e Gusgus, que se viram beneficiados pela súbita explosão de popularidade da cantora islandesa Björk, fato que despertou o interesse do público mundial pela música que se faz no extremo norte do globo terrestre, com influências da música eletrônica.
De formação jazzística, o tecladista e compositor Wesseltoft já tocou e gravou com pesos pesados do gênero, como o saxofonista Jan Garbarek e o baterista Billy Cobham, e já foi comparado a Miles Davis e Chick Corea. Além disso, Wesseltoft já se apresentou no festival de jazz de Montreux, na Suíça, famoso por reunir atrações de estilos variados.
Em 1995, o músico fundou a gravadora
Jazzland, e lançou o disco "New Conceptions of Jazz" que apresentava os fundamentos de um grupo de músicos homônimo, que faz uma mistura de jazz acústico embrulhado em batidas e climas sonoros eletrônicos.
O grupo tem atraído fãs e seguidores tanto no mundo do jazz como nas pistas, especialmente pelas suas composições mais dançantes, no estilo house e deep house.
O primeiro sucesso de Wesseltoft aconteceu com o remix de sua música "Existence", feita pela dupla Chilluminati, incluída no volume seis da famosa série de compilações "Café del Mar". O respeitado Dj inglês Gilles Peterson, conhecido por suas seleções musicais que misturam artistas de diversas nacionalidades, é um dos fãs do norueguês, e passou a divulgar as músicas de Wesseltoft em seus programas da rádio BBC de Londres.
No final de 2000, Wesseltoft lançou "Jazzland Remixed", uma bela compilação que, além de apresentar o trabalho do próprio músico (sete das dez faixas são de sua autoria), apresenta alguns dos integrantes do grupo que se formou ao redor da gravadora e de clubes como "Blå" (azul) e "Skansen". É nesses clubes de Oslo, capital da Noruega e cidade natal de Wesseltoft, que o músico e seus amigos costumam se apresentar.
A coletânea traz também o maior sucesso de Wesseltoft até agora. Uma versão remixada pelo alemão Andreas Dorau da música "You Might Say". A faixa está mais para o electro do que pro house, quer dizer, mais seca e menos melódica no arranjo. A letra repete o título da música inúmeras vezes, em cima de uma batida que faz lembrar o grupo inglês Soft Cell. O vocal melancólico é de Sidsel Endresen, que pode ser considerada a Elizabeth Fraser (Cocteau Twins) da Escandinávia, tanto pelo timbre como pela atitude.
No disco, além da sonoridade estranhamente límpida, com batidas e batuques dos mais lentos ao electro mais nervoso, nomes como Audun Kleive, Eivind Aarseth, Ingebrigt Flaten e do próprio Bugge Wesseltoft acrescentam por si uma nota de estranheza e exotismo. Vem do outro lado do globo terrestre, mas não é distante.
Saiba mais sobre a música de Wesseltoft nos sites abaixo:
http://www.jazzlandrec.com/
http://www.beatservice.no/
http://www.cdpoint.com.br/
http://www.actmusic.com/
http://www.djgillespeterson.com/
http://www.ecmrecords.com/
http://www.giantstep.net
http://www.pina-bausch.de