Rodrigo Silveira
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Jan Fjeld
No seu mais recente álbum, "Re-members Only" (ovum 2001), o DJ/produtor King Britt convidou algumas relíquias da new wave inglesa (ou
synth pop) dos anos 80, deu a elas um repertório de músicas de estilo
philly soul dos anos 70, colocou pitadas de rap e funk e fez uma
caldeirada deliciosa neste álbum que estimula o ouvido, fermenta a alma e agita os pés. É retrô sem ser clichê, suave sem virar
muzak.
O CD é formatado como um programa de rádio e, logo na introdução, King Britt, nascido na Philadélfia, nos EUA, apresenta a sua visão sonora: alguns segundos de sonoplastia funkeada apresentando a estação "w-i-s-h 130", o programa que trará "tudo o que você quer de legal e funky".
Na segunda faixa do CD, a sobrevivente inglesa do movimento new wave do início dos anos 80
Alison Moyet canta _com a sua voz grave e entonação blues_ a melodiosa e melancólica "Skipping Stones". A batida é R&B leve e sofisticada.
Na seqüência, outro inglês, Mark Bell, canta a história de Romeu em
"Romeo's Fate" ("O Destino de Romeu") e já deixa você com vontade de batucar junto. Como na faixa anterior, o clima é soturno, a voz de Bell é rouca e a inspiração vem do rei de muzak, o saxofonista
Groover Washington Jr. O resultado soa como música de fundo de um bar bem chique, mas consegue fugir do clima de elevador.
A participação especial de Washington foi gravada pouco antes de sua morte, em 1999, para a faixa "For Love". Nesta, o sax (segundo o encarte do CD, o "sexy sax") de Grover Washington faz o clima lounge, acompanhado do dueto das vocalistas Bell e Twyla.
Outro resultado bem-sucedido com clichês é a faixa "One and Only" que conta com a participação especial do cantor inglês Martin Fry, do grupo inglês
ABC. A metalizada voz e seu forte sotaque britânico são somadas a uma base funkeada e seca, estilo Prince no início de carreira.
Soa como o bê-a-bá da música digital segundo Prince.
Os momentos menos interessantes do "Re-member Only" ficam por conta das participações especiais dos rappers do De La Soul (Trugoy e Pos) e Digable Planets (Cee Knowledge) nas faixas "Cobbs Creek" e "84 Fantastik", respectivamente. Os raps são bobos e as batidas pouco inspiradas.
Britt usou o formato de programa de rádio também no seu primeiro CD, "When the Funk Hits the Fan" (Ovum 1995), que ele lançou usando o apelido Sylk 130.
Ambas as produções têm em comum a fusão das sonoridades digitais com a produção retrô de funk, mas diferentemente do primeiro CD (que tem várias faixas instrumentais), "Re-members Only" só conta com duas do estilo. Uma é "Beauty of Machines", versão suave de Kraftwerk, e a outra a inexpressiva "Incident on a Couch".
Na primeira, um vocoder entoa "a beleza do maquinário" (the beauty of machinery) sobre uma base meio "Pocket Calculator", meio "Numbers". Parece piegas, mas não é. Cria uma paisagem sonora, sombria, quase gótica.
Nestes seis anos entre o primeiro e o segundo lançamento, Britt não ficou parado, produziu vários trabalhos de artistas como Tori Amos, Mary Wilson (Supremes) e a poetisa Ursula Rucker, além de vários trabalhos com
Josh Wink. Britt também remixou trabalhos de vários artistas, desde Miles Davis, Nuyorican Soul, U.F.O., Gilles Peterson e o de maior êxito comercial, o remix de "Do Something", faixa original do primeiro CD de Macy Gray.
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