Proveniente de uma linhagem de músicos, a dupla dZihan & Kamien (pronuncia-se jeehan e cáimien) está aprimorando uma recente tradição da música eletrônica, o sofisticado e downtempo "nu jazz", na linha
Kruder und Dorfmeister, no seu recente "Gran Riserva" (
Six Degrees Records/Couch Records, 2002 - sem distribuidor no Brasil).
O gênero "nu jazz" tem curiosamente um de seus focos mais criativos em Viena -o berço da música clássica- cidade que as duas duplas chamam de lar.
A comparação com Kruder & Dorfmeister não é à toa. Ambas as duplas trabalham com batidas mais trip do que hop, e as duas têm a sua base numa cidade com longas tradições de intercâmbio entre o Ocidente e o Oriente. As duas duplas sofisticam na produção e nas misturas sonoras, mas dZihan e Kamien vão além do toque latino, do intercâmbio com a bossa e o dub reggae. dZihan & Kamien é mais oriental e mais experimental, está mais para "nu" do que para o jazz.
"Gran Riserva" foi gravado entre Viena, Istambul e Londres e mistura sabores apimentados do Oriente Médio com batidas, técnicas e sonoridades bem ocidentais. Neste álbum de onze faixas são encontrados solos de sax, de trumpete, de piano misturado com uma orquestra de cordas da Turquia e camadas de efeitos e batidas eletrônicas, além de bastante percussão na linha afro-cubana de
Sin Palabras. "Gran Riserva" traz também uma boa coleção de melodias, no sentido clássico, e não apenas como colagens de sons e batidas.
A faixa "Stiff Jazz" (jazz duro) abre com a percussão de
Sammy Figueroa e um solo de piano que tenta entrar na linha com a percussão, mas só acha a batida correta com a ajuda de um teclado que produz uma suave e simples melodia de três notas. "Stiff Jazz" conta até com solo de saxofone, mas não é jazz, não há improviso e soa novo, diferente.
A música "Basmati" traz o mesmo teclado, agora com lânguidas melodia e batida. Mesmo assim, é mais do que apenas downtempo. A suave voz da Daniela Muller, que canta scat, é filtrada eletronicamente e repete durante a música: "don't get me down (não me traz pra baixo)". É uma dica. Ouça "Basmati" aqui em
alta ou em
baixa velocidade.
A música mais misteriosa do álbum, a lenta "Drophere", abre com algo que parece um acorde de uma sanfona que é estendido eletronicamente. Traz o vocal da também misteriosa Ma.Dita (a grafia é assim mesmo nos créditos). Ouça "Dropher" aqui em
alta ou em
baixa velocidade.
Um das faixas mais parecidas com o que a dupla fez
anteriormente, "Dundadeova" é mais pista, com uma suave pulsação sincopada, baixo acústico e elementos dub. Ouça "Dundadeova" aqui em
alta ou em
baixa velocidade.
Mario Kamien nasceu na Suíça, filho de pais italianos e alemães e foi para Viena estudar música em meados da década passada. Lá encontrou o iugoslavo Vlado Dzihan, que também tinha se mudado para a cidade para estudar música. Ambos crescerem em ambientes musicais e ambos acompanhavam quando crianças os seus respectivos pais, que tocavam em combos de jazz em turnês, na maior parte, pela Europa Central e Ásia Menor. "Gran Riserva" é uma homenagem aos pais e a curiosa
capa do álbum traz os senhores em ternos de tergal, posando de DJs.
>> Ouça remix de dZihan & Kamien para
Don't Explain com Billie Holiday' na coletânea
"Verve Remixed
>> Ouça "Busenfreund" de Tosca, projeto paralelo de Richard Dorfmeister com Rupert Húber - também vienense - remixado pela dZihan & Kamien.
>> Conheça o site da gravadora
Six Degrees Records >> Conheça o site da gravadora
Couch Records dZihan & Kamien