A coletânea "In the Beginning There Was Rhythm" ("No Princípio Era o Ritmo), (
Soul Jazz Records, 2001), traz uma seleção de bandas punk e pós-punk inglesas que - sem pudor e sem fazer concessões à odiada cultura disco - faziam música para as pistas no auge da revolução punk. O momento musical retratado nesta coletânea é o que o popular electro de hoje está revisitando.
A Certain Ratio, Cabaret Voltaire, Gang of Four, The Pop Group, The Human League e 23 Skidoo injetaram influências do funk
norte-americano e do dub e reggae jamaicano no furacão punk que animou a música popular no final dos anos 70 e início dos 80.
No melhor espírito de "faça você mesmo", as bandas misturaram sem preconceito as influências de Parliament Funkadelic e reggae com as estranhezas sonoras pré-eletrônicas e pós-industriais feitas no coração industrial europeu por artistas como Kraftwerk e Can. Os nove artistas aqui selecionados burlaram as leis do mercado, ultrapassaram as divisas raciais, confundiram as tribos e inventaram novos gêneros. Era um momento libertário.
Como evidencia a seleção das 11 faixas da coletânea - todas gravadas entre 1978 e1982 - em nenhum momento estes artistas se sentiram intimidados pela falta de instrumentos, de aparelhagem, de estúdios ou até de conhecimento. Muito pelo contrário.
Incluída na "In the Beginning There Was Rhythm" está a primeira gravação de The Human League, "Being Boiled" (sendo fritado), cuja letra traz uma série de observações sombrias sobre um dia-a-dia sem saída. A música traz alguns poucos acordes estendidos no sintetizador e uma bateria eletrônica daquelas bem de churrascaria mesmo. A faixa foi gravada em apenas dois canais, utilizando um sintetizador e um toca-fitas e é a primeira música 100% eletrônica lançada na Inglaterra. "Being Boiled", lançada por um pequeno selo independente da cidade industrial de Sheffield, ficou na história como o primeiro sucesso do "som de Sheffield". A importância da cena da cidade era tal que na época o "som de Sheffield" virou um gênero e representa
os primórdios do techno. Ouça "Being Boiled" em
alta ou em
baixa velocidade.
Cabaret Voltaire foi outra banda importante em fixar o som de Sheffield no mapa mundi da música. As músicas criadas pela dupla Richard H. Kirk e Stephen Mallinder trouxeram elementos menos pop e mais experimentais para o pós-punk. As suas músicas não são lineares e muitas vezes não têm nenhuma estrutura aparente. A maior parte da sua produção é tocada com teclados e toca-fitas. Embora não tenham gozado do mesmo sucesso de Human League, Cabaret Voltaire influenciou e continua influenciando novos criadores. Um dos top hits de electro é um remix de
Tiga para o clássico "Nag Nag Nag", de Cabaret Voltaire. Ouça "Sluggin' Fer Jesus" em
alta ou
baixa velocidade. A faixa é gravada ao vivo no Lyceum em Londres, 1981.
Manchester é outra cidade industrial que nesta mesma época começa a se projetar no cenário pop pós-punk. Diferentemente de Sheffield, o que aconteceu em Manchester é muito bem documentado em CDs, livros e no filme "24 Hour Party People" de Michael Winterbottom. O filme trata a ascensão e queda do lendário clube e gravadora
Factory.
A banda A Certain Ratio era uma das primeiras a trabalhar com a Factory. A gravadora nasceu no fundo do clube de mesmo nome em 1978 e, assim como os artistas locais Duritti Column e Joy Division, foi uma das primeiras bandas a se apresentar lá.
Na coletânea, "In the Beginning There Was Rhythm", A Certain Ratio participa com duas faixas, as animadas "Shack UP" e "Knife Slits Water". Ambas evidenciam a influência do funk nas linhas de baixo e mostram o uso de percussão com bases eletrônicas. A Certain Ratio foi a primeira banda punk inglesa a gravar nos EUA - uma experiência que trouxe a banda cult americana,
ESG para a Inglaterra e Factory Records. É curioso lembrar que em sua primeira visita além-mar, A Certain Ratio se apresentou na lendária Danceteria, em Nova York, com uma tal de Madonna abrindo o show. Ouça "Shack Up" em
alta ou
baixa velocidade.
E, ainda nas sombrias cidades importantes, não dá pra evitar citar a inclusão do Pop Group da cidade portuária de Bristol nesta coletânea. A faixa "She Is Beyond Good And Evil" de The Pop Group é caótica mas funkeada. Com a ajuda do jamaicano Dennis Bovell na produção, The Pop Group foi pioneira na utilização de efeitos de eco e reverberações. Ao mesmo tempo, seu som é cheio de guitarras rascantes e vitalidade punk. Na mesma época em que Bovell traballhou com The Pop Group, ele estava produzindo para o poeta dub Linton Kwesi Johnson. The Pop Group está no cerne do som de Bristol que só chegou a um público maior nos anos 90 através de artistas como
Massive Attack, Portishead e
Tricky.
Os tentáculos do The Pop Group alcançaram também artistas, em princípio, tão diferentes como Neneh Cherry e a sua primeira banda experimental, Rip, Rig and Panic, e o Doutor Dub, Adrian Sherwood com a sua gravadora On-U-Sound. Ouça "She Is Beyond Good And Evil" aqui em
alta ou
baixa velocidade.
"In The Beginning There Was Rhythm" é um achado. Traz um encarte com textos sobre a efervescência de uma Inglaterra pós-industrial e pré Tatcher - uma época libertadora da música pop.
>>Visite o site da
Soul Jazz Records e garanta a sua cópia.
>>Visite o site do filme
"24 Hour Party People":