O compositor e produtor norueguês Erlend Öye aproveitou bem o hype em torno da nova música eletrônica dos países
nórdicos e o seu sucesso como metade da dupla
Kings of Convenience. Desde o início do novo milênio, viajou pelo mundo, fez bons contatos e lançou seu primeiro álbum solo, "Unrest", por meio do independente Astralwerks, no final de 2003. Juntou colaborações de produtores como Morgan Geist, Soviet, Prefuse 73 e Schneider TM _dez no total_ para fazer uma suave e melancólica pérola de synth pop. O álbum foi pouco divulgado e mal-distribuído, mas vale procurá-lo no seu online preferido.
Synth pop nasceu quando a primeira leva de bandas pós punk e pós Kraftwerk, começou a utilizar sintetizadores na música pop produzindo um som que, na época, foi considerado estranho e ameaçador nas suas muitas repetições. Os pioneiros do gênero foram The Human League, Depeche Mode e mais tarde Pet Shop Boys.
"Unrest" traz a afinada e doce (embora triste) voz de Öye em todas as faixas. A julgar por sua aparência
estampada na capa, de um cara de óculos e cabelos desarrumados, e pelas letras com reflexões mundanas sobre uma vida levada na estrada, à procura do par romântico, trata-se do álbum de um nerd - um nerd que trocou seu quarto pelos aeroportos da vida.
Mesmo composto durante viagens e produzido em dez cidades diferentes, o álbum é lo-fi e agradável, mantendo o clima íntimo de "feito em casa". Há citações musicais que vão do house ao funk, passando pelo synth pop estilo Depeche Mode e Pet Shop Boys no início de carreira. Mesmo assim, a vontade que dá, ouvindo o álbum, é de ficar bem quietinho no quarto olhando o mundo através da janela.
Diferentemente do que o título, "Unrest" (intranqüilidade em português), deixa imaginar, o álbum é sonoramente coeso - mesmo que cada uma das dez faixas conte com um produtor diferente e tenha sido gravada em uma cidade diferente. O título tem mais a ver com as letras, que trazem observações sobre o dilema de sempre deixar algo para trás. A música "Ghost Trains" foi produzida pelo nova-iorquino Morgan Geist, do coletivo de músicos de neo electro
Metro Area. É puro Depeche Mode. Ouça "Ghost Trains" em
alta ou em
baixa velocidade.
A faixa que mais evidencia uma adolescência com uma overdose de synth pop inglês, "A While Ago and Recently", foi gravada na capital da Finlândia, Helsinque. A bela faixa conta com a colaboração do produtor Kilogram, nascido Jyri Riikonen. A letra contempla a possibilidade do reencontro com a amada, entre uma viagem e outra. Ouça "A While Ago and Recently" em
alta ou em
baixa velocidade. Há também uma colaboração com outro finlandês, Mr. Velcro Fastener, gravada em Turku, cidade no norte da Finlândia.
Para fazer "Every Party Has a Winner and a Loser", Öye foi a Barcelona encontrar Scott Herren, ou
Prefuse 73, como é mais conhecido. Nesta faixa, Öye incorpora uma voz bem cara-de-pau e declara que todas as festas têm um ganhador e um perdedor, observando quem fica com quem, quem não apareceu e quem vai embora só. Ouça "Every Party Has a Winner and a Loser" em
alta ou em
baixa velocidade.
A mais animada das faixas, The Talk, é uma colaboração com outro norueguês, Björn Torske, feita em Bergen, cidade natal de Öye. Traz acordes de piano do house e uma linha de baixo funkeada que é uma releitura eletrônica da marca registrada da banda
Trouble Funk. Ouça "The Talk"em
alta ou em
baixa velocidade. A batida realmente dá vontade de se mexer, tamborilando com os dedos.
Mesmo com a investida na carreira solo, Erlend Öye continua sendo metade do duo de indie pop Kings of Convenience. Nele, Öye cuida dos teclados e canta com o amigo de infância Eirik Glambek Böe, também de Bergen. Eles são amigos de outra banda com sucesso razoável no mundo pop, Röyksopp. Enquanto esperamos o novo álbum do Kings of Convenience, "Riot on a Quiet Street" (Source), que está sendo lançado neste junho, ficamos com "Unrest".
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Kings of Convenience.
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aqui. Requer o plug-in do Flash. O álbum será lançado no próximo dia 21. Erlend Öye