Michael Jackson 1958-2009
O Pulso | 27/05/2005 |
Faith Evans mostra que não é preciso gritar para ser ouvida
Até hoje, a cantora e compositora Faith Evans fez mais sucesso nas páginas policiais do que nas paradas de sucessos. Agora, com o lançamento do seu mais recente álbum "The First Lady" (Capitol, 2005, distribuído no Brasil pela EMI), parece que tudo vai mudar. O álbum estreou em segundo lugar na parada Billboard 200 (a lista dos 200 títulos mais vendidos nos EUA) quando foi lançado, no mês passado. Na semana seguinte chegou também ao topo da parada r&b e já é disco de ouro (mais de 500 mil cópias vendidas) nos EUA. A cantora, dona de uma grande, porém contida, voz, gosta de cantar sobre a vida como ela se apresenta à Faith. Cheia de sexo, drogas e amores que não dão certo.
Faith Evans, 32, cantou em igrejas, estudou jazz e canto erudito. O seu álbum de estréia, "Faith Evans", lançado há dez anos, chegou em primeiro lugar na parada de sucesso nos EUA. Era uma das pedras fundadoras no império Bad Boy Entertainment, de Puffy Combs. Os álbuns seguintes não conseguiram superar a sua imagem de bad girl - a menina que escolheu o lado errado da vida.
No seu novo álbum, o quinto de carreira, Evans mostra que ela não precisa dos escândalos e que não é preciso gritar para ser ouvida. A sua suave e sexy voz - não no sentido clássico e rouco das cantoras norte-americanas de soul e r&b, mas no sentido contido, sussurrado e meio desafinado - desliza sobre 13 composições próprias de downtempo r&b, num disco sem excessos e que é gostoso de ouvir.
As batidas são boas, suingadas e fazem movimentar o quadril, mas não surpreendem. O que surpreende e chama a atenção no álbum, além da voz da própria, são os seus arranjos vocais. Na faixa "Get Over You", Faith lamenta a perda do seu amor (no final, tudo bem: "estou vendo agora que não era tão ruim assim"), e faz "backing vocal" levemente desafinado. Ouça "Get Over You" em alta ou em baixa velocidade.
Outro ponto forte no álbum, é o cast de produtores, como The Neptunes, Jermaine Dupri, Mario Winans e Chucky Thompson. Este último, produziu também o álbum de estréia de Faith junto com Sean "Puffy" Combs. Ouça aqui a faixa sucesso do seu álbum de estréia, na produção do Thompson, "You used to love me", em alta ou em baixa velocidade.
Neste novo trabalho, Thompson se aliou a Todd Russaw, marido, empresário e co-produtor de Faith, para dar um empurrão na carreira da agora reformada - leia-se livre das drogas - cantora. Ouça a faixa que o trio Evans, Thompson e Russaw, compôs e produziu em conjunto, "Mesmerized", em alta ou em baixa velocidade. Nela, Faith homenageia uma das grandes vozes do funk, a de Lyn Collins, e pega o fraseado (e parte das letras) da sua música "Think", sucesso de Collins e James Brown, para fazer suingar.
Como é de costume na hora de produzir grandes cantoras, a dupla de produtores The Neptunes também não faz feio em "The First Lady". O álbum abre com uma das mais animadas faixas do álbum, "Going Out". Ouça "Goin' Out" em alta ou em baixa velocidade. A faixa tem um quê dos produtores Jam e Lewis, tanto na produção como nos arranjos vocais. Parece até Janet Jackson.
Durante os anos 90, Faith foi figura fácil nas páginas policiais sempre ao lado de alguém envolvido com drogas, brigas ou assassinatos: era mulher do The Notorious B.I.G., a personificação do gangsta rapper da costa oeste. B.I.G. era arqui-inimigo do rapper Tupac Shakur, com quem Faith supostamente teve um caso. Os dois rappers foram assassinados, Shakur em setembro de 1996, e B.I.G.,em março de 1997, época áurea das brigas dos rappers das costas leste e oeste. Vítimas da violência que ambos
descreviam com muitos detalhes nas suas letras. Ambos os assassinatos continuam até hoje não esclarecidos.
Mesmo com sucessos compostos para artistas como Mary J. Blige, Usher e Christopher Williams, entre outros, e o fato de ter cantado com Whitney Houston e Puff Daddy, os escândalos na vida particular de Faith eram tantos que ofuscaram a sua carreira como cantora e compositora. Ela passou a maior parte da década passada na mira da mídia, sempre nas páginas policiais, com escândalos envolvendo as suas supostas ligações com gente mundana.
Na hipótese de levar a música "Again" do novo álbum ao pé da letra, Faith está pronta para uma nova vida. Declara ela que a sua consciência é limpa e que não precisa pedir perdão a ninguém. Muitas vezes, as coisas não são realmente o que aparentam e se precisasse fazer tudo novamente, ela o faria, com a mesma raiva. Pelo que parece no caso da Faith, uma raiva construtiva.
Conheçe o seu site oficial. Não há nada sobre os escândalos. Faith Evans
ARQUIVO |
Lemon Jelly é o Led Zeppelin da música eletrônica em novo álbum |
Mais O Pulso |