UOL Entretenimento Música
 

South by Southwest

17/03/2010 - 12h58

Véspera da abertura de música do South by Southwest tem Copacabana Club, frio e busca por ingressos

MARIANA TRAMONTINA
Enviada especial a Austin (Texas)
  • Cacá V e Alec Ventura durante show do Copacabana Club no Vice Club em Austin, no Texas (16/03/2010)

    Cacá V e Alec Ventura durante show do Copacabana Club no Vice Club em Austin, no Texas (16/03/2010)

A terça-feira (16) da véspera da abertura oficial de música no South by Southwest foi atípica para a época em Austin. A capital do Texas, que sedia o evento, amanheceu nublada e com chuva. Até os locais acharam estranho: "a semana toda teve sol. É só hoje que está assim, amanhã o tempo já melhora", garantiu Will Howard, um taxista roqueiro de Ohio que mora há 14 anos em Austin e que lembrou que alguns shows do evento acontecem em áreas a céu aberto.

O mau tempo também espantou as pessoas das ruas tradicionalmente movimentadas nesse período --o SXSW teve início na sexta-feira (12) para a parte de tecnologia e cinema. O dia foi reservado para a chegada de bandas e artistas que vão tocar durante os cinco dias de festival e para a retirada de ingressos no Centro de Convenções de Austin, o coração do evento e onde está centralizada a organização.

  • Mariana Tramontina/UOL

    Badulaques da bolsa exclusiva do South by Southwest 2010 para visitantes da área de música

Os ingressos, chamados de "badge", são divididos em cinco opções: interactive (tecnologia), film (cinema), music (música), gold (tecnologia e cinema) e platinum (tecnologia, cinema e música). Para quem veio assistir as mais de 1.800 bandas da programação oficial, o mais comum é levar o "music badge", que começou custando US$ 595 no primeiro lote e hoje sai por US$ 750.

Quem compra o "music badge" leva o crachá que dá acesso aos shows e palestras, um guia completo das atrações e das casas, e uma bolsa exclusiva do festival cheia de badulaques. Nela há revistas especializadas, jornais da área, CDs, panfletos de festas, broches, chaveiros, palhetas, protetores auriculares, porta-trecos e até petiscos, como pretzels, barrinha de cereal e chocolates.

Brasileiros dão a partida
Enquanto as casas de shows já começam a se preparar para receber os visitantes da área de música, os brasileiros aproveitam para mostrar seu trabalho a quem já está na cidade. Os curitibanos do Copacabana Club e a dupla paulista de eletrônico Database deram a partida na véspera da abertura no Vice Club, que fica na rua 6, principal via do SXSW.

No frio de 11ºC que fez durante a noite, o Copacabana Club começou o show às 22h e atraiu cerca de 30 pessoas para a casa, número razoável para a concorrência de dezenas de apresentações que acontecem ao mesmo tempo. "É nosso primeiro show fora do Brasil e depois vamos sair em turnê. Estamos ansiosos, mas é tão importante como qualquer outra apresentação que fazemos. Viemos absorver o que essa experiência proporciona", disse a vocalista Caca V. A banda toca quinta-feira (18) na programação oficial dentro de uma noite latina na casa Esther's Follies Events.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host