UOL Música

Publicidade

30/10/2006 - 07h22
Daft Punk é o destaque da edição paulistana do Tim Festival

FELIPE VAZQUEZ
Editor de UOL Diversão e Arte


Chris Von Ameln / UOL

Dupla francesa tocou versões distintas de sucessos como Around The World e One More Time

Dupla francesa tocou versões distintas de sucessos como Around The World e One More Time


Em um domingo marcado pela extrema diversidade de atrações em sua escalação, a única unanimidade do público do Tim Festival em São Paulo foi a apresentação dos "robôs" do Daft Punk.

"Pilotando" sua música e uma impressionante parafernália de iluminação do interior de uma pirâmide formada de leds (pequenas lâmpadas multicoloridas), logo de início a dupla francesa já dava a dica do que viria a seguir, quando começaram o show com o tema do filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg (1977). Se no longa metragem notas musicais e luzes tornaram possível a comunicação entre humanos e alienígenas, o mesmo ocorreu entre o público variado do Tim de São Paulo e os "extraterrestres" do Daft Punk.

Segundo a organização do evento, 4000 pessoas foram ao Tom Brasil Nações
Unidas para ver, além do som eletrônico dos franceses, o rock de Yeah Yeah Yeahs e TV On The Radio, o dub de Thievery Corporation e a MPB do Mombojó. A variedade da escalação misturou público de preferências musicais diversas, provocando um fenômeno curioso: na parte mais disputada da pista, em frente ao palco, o público mudava quase que completamente a cada apresentação.

Daft Punk

Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo iniciaram o show com "Robot Rock", e tocaram também músicas como "Aerodynamic", "Da Funk", "Technologic" e "Human After All", que fechou a noite, sem direito a bis. Os hits "Around The World" e "One More Time" ganharam novas versões: a primeira gradativamente tornou-se um tecno mais pesado e linear, enquanto a segunda foi tocada com uma batida quebrada.

A sequência de sucessos, somada ao visual espetacular e hipnótico do cenário com iluminação futurista, arrebatou todo o público de 4.000 pessoas do Tim paulistano, fazendo valer o ingresso em uma apresentação marcante.

Yeah Yeah Yeahs

Comandados pela grande presença de palco, carisma e gritos guturais da vocalista Karen O, os integrantes do Yeah Yeah Yeahs levaram ao delírio os fãs paulistanos da banda nova-iorquina, que aguardavam ansiosamente a apresentação desde a abertura da casa.

O grupo tocou músicas como "Gold Lion", "Y Control", "Cheated Hearts", "Maps", "Honey Bear" e "Pin", esta dedicada especialmente por Karen O para o grupo TV on the Radio, que acompanhava o show dos bastidores e é parceiro na produção de músicas e clipes da banda.

Thievery Corporation

Escalado entre os roqueiros do TV On The Radio e do Yeah Yeah Yeahs, o Thievery Corporation, comandado pela dupla americana Rob Garza e Eric Hilton, apresentou um show baseado nos estilos dub e downtempo, com a presença de diversos vocalistas, incluindo a brasileira Karina Zeviani. Em certo momento, a banda chegou a ter 11 integrantes no palco.

Durante cerca de uma hora, o grupo levou um pouco mais de suíngue para o público do Tim-SP, com uma formação que utilizava instrumentos como cítara e tabla, e animados principalmente pela dupla de MCs jamaicanos Zee e Roots, em músicas como "38.45" e "Marching The Hate Machines", que fechou o show.

TV on the Radio

Depois do "cano" dado no público paulistano no ano passado, quando a banda chegou a ser anunciada como atração principal do Resfest, a aguardada apresentação do TV On the Radio correspondeu à expectativa das cerca de 2500 pessoas presentes até então no Tom Brasil (por volta das 20h30 de domingo).

Desta vez equipamento próprio, depois do incidente de extravio ocorrido no Rio, o sexteto nova-iorquino apresentou canções de toda sua discografia, como "Satellite", "Young Liars", "Dreams" e "Wolf Like Me". Destaque para a voz soul do vocalista Tunde Adebimpe e a curiosa tentativa do guitarrista e produtor David Sitek, que se desdobrava para tocar ao mesmo tempo seu instrumento e um carrilhão pendurado no braço da guitarra.

Mombojó

Coube à banda pernambucana abrir o domingo da edição paulistana do Tim Festival. A apresentação começou por volta das 19h, com uma hora de atraso, mas já com um bom público presente no Tom Brasil (cerca de 1000 pessoas).

Nos cerca de 40 minutos de show o grupo tocou músicas de seus dois discos, "Nadadenovo" (2004) e "Homem-Espuma" (2006), com destaque para "Cabidela", "Realismo Convincente", "Swinga" e "Deixe-se Acreditar", ponto alto da apresentação, com refrão cantado pelo público.


Mais
Karen O comanda público em show animado do Yeah Yeah Yeahs no Rio
Rio: Daft Punk transforma robôs em humanos com funk, house e electro
Rio: Thievery Corporation viaja do Oriente Médio ao Brasil sem escalas
Rio: TV on the Radio toca com equipamento emprestado do Thievery Corporation
Beaties Boys faz o melhor show do Rio; evento reúne mais de 40 mil pessoas em 3 cidades

NOTÍCIAS DO TIM FESTIVAL  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/11/2006

17h42- Karen O fala de Patti Smith e de como preparou o show do Yeah Yeah Yeahs no Brasil

16h46- Veja fotos dos shows de Beastie Boys, Yeah Yeah Yeahs e DJ Shadow no Tim Festival de Curitiba

15h26- Em noite fria e chuvosa, Ad-Rock, dos Beastie Boys, faz 40 anos no Tim Festival em Curitiba

31/10/2006

20h49- "Metrópolis": Veja a repercussão do show de Ahmad Jamal e Herbie Hancock

14h43- Veja trecho do show do TV on The Radio em São Paulo

14h43- Mombojó toca "O Mais Vendido" no Tim paulistano; assista

12h43- Duo Daft Punk faz a festa em São Paulo

12h40- Charlie Haden encerra Tim com show inesquecível

11h05- Tim Festival teve noite de rappers e Caetano Veloso

30/10/2006

21h04- Marcelo Negromonte, editor do UOL Música, faz balanço do Tim Festival

Mais Notícias