UOL Música

Publicidade

27/10/2007 - 06h26
Tim Festival no Rio começa com destaque de Björk e público abaixo do esperado

GUSTAVO MARTINS
Enviado especial ao Rio


Publius Vergilius / UOL

A cantora Björk se apresenta no Tim Festival no Rio de Janeiro (26/10/07)

A cantora Björk se apresenta no Tim Festival no Rio de Janeiro (26/10/07)


Pouco mais de 12 mil pessoas (3 mil a menos que o esperado, segundo a organização) compareceram à primeira noite carioca do Tim Festival 2007. O show de Björk foi o grande destaque desta sexta-feira (26) na Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em uma produção caprichada (a ponto da montagem do palco atrasar a própria apresentação), a cantora fez valer os ingressos dos 4 mil presentes --que lotaram a platéia-- em seu show com figurinos extravagantes, bandeiras, raios laser e sua voz inconfundível. Não houve quem não se contagiasse com a empolgação e ousadia estética da islandesa.

Já os Arctic Monkeys tiveram muito mais expectativa, mas menos emoção. Fãs chegaram desde as 9h para garantir um bom lugar, mas a banda de Alex Turner repetiu exatamente a mesma rotina aborrecida do show na Argentina dois dias antes. Poucas palavras foram dirigidas ao público durante a apresentação, que seguiu praticamente em piloto automático.

Antony & The Johnsons e Hot Chip, as atrações de abertura de Björk e Arctic Monkeys respectivamente, fizeram shows curtos, porém convincentes. O Hot Chip tocou seu hit "Over and Over" e algumas músicas de um disco ainda não lançado, "Made In The Dark", que só deve sair em 2008, e Antony guardou parte de suas canções para a segunda apresentação que faria na noite, substituindo Feist no palco "Novas Divas".

O referido palco, que já estava confuso por conta da troca de shows, bagunçou ainda mais a grade do evento quando a cantora Cibelle passou de segunda para última atração (ela deveria ter se apresentado logo após Katia B). De acordo com a produção do evento, a troca foi um pedido da cantora Cat Power, que teria que pegar um vôo cedo no sábado para substituir Feist em São Paulo. Com considerável atraso, Antony & The Johnsons fizeram um segundo show curto, seguidos por uma apresentação lotada e de bem com a vida de Cat Power. Cibelle começou seu show apenas às 4h da manhã, e poucos foram os espectadores que resistiram até o final.

Para complicar ainda mais, as três atrações do palco "Novo Rock BR" (Vanguart, Montage e Del Rey) foram canceladas por conta da chuva. O palco, aberto, ficou encharcado e, de acordo com um comunicado emitido pela produção, representava risco para as apresentações.