UOL Música

Publicidade

27/10/2007 - 06h18
Sylvain Luc faz show para todos os gostos

VINICIUS MESQUITA
Editor-assistente da Home Page do UOL


Alexandre Schneider/UOL

O guitarrista francês Sylvain Luc se apresenta em São paulo (26/10/07)

O guitarrista francês Sylvain Luc se apresenta em São paulo (26/10/07)


O guitarrista francês Sylvain Luc, mais ousado e menos virtuoso que seu compatriota e amigo Biréli Lagrène (que participou da edição de 2004 do Tim), trouxe uma formação perigosa para a primeira noite de jazz do Tim Festival de São Paulo. Em um espetáculo que começou pouco antes da meia-noite, o som suave e sonolento de uma gaita não deveria ser o mais aconselhável.

Apesar disto, Luc se saiu bem ao lado de Olivier Ker Ourio, gaitista de 43 anos que, inevitavelmente, soa como o belga Toots Thielemans. Dividido entre versões para clássicos do rock - a música de abertura foi 'Light My Fire", do The Doors - modas ciganas e o autêntico fusion dos anos 80, Sylvain Luc comprovou porque sempre gostou de afirmar que sofre influências dos mais diversos instrumentistas e compositores, passando por Frank Zappa, Joe Pass e Egberto Gismonti até chegar em Michel Legrand e Maurice Ravel.

Depois de um dueto com Ker Ourio em 'Le Roi Dans Les Bois', Luc aproximou-se também do som mais asséptico de guitarristas como Larry Carlton e Lee Ritenour, principalmente por culpa do baterista Pascal Rey e do balanço do baixista Philippe Chayeb, este último um provável fanático por Jaco Pastorius.