UOL Música

Publicidade

28/10/2007 - 07h27
Tim Festival no Rio reúne 27 mil pessoas em dois dias; sábado teve maior público

GUSTAVO MARTINS
Enviado especial ao Rio


Publius Vergilius / UOL

A islandesa Björk se apresenta no Tim Festival no Rio de Janeiro (26/10/07)

A islandesa Björk se apresenta no Tim Festival no Rio de Janeiro (26/10/07)


A edição carioca do Tim Festival levou 27 mil pessoas à Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (26) e sábado, segundo a organização do evento. A segunda noite foi a de maior público (todos os 15 mil ingressos vendidos, contra 12 mil de sexta-feira), apesar de ter relativamente menos nomes de peso na escalação.

Em 2006, o festival reuniu 32 mil pessoas nos três dias de evento no Rio, com atrações como Beastie Boys, Daft Punk e Patti Smith.

A programação do sábado começou com o show de Juliette & The Licks, que já contava com um público considerável na tenda principal. A atriz Juliette Lewis, líder da banda, foi bastante convincente no papel de rockstar. Às 22h, The Killers subiu no mesmo palco, já com os 4.000 lugares da pista tomados, e apresentou um espetáculo coeso e intenso, principalmente na execução de seu hit "Mr. Brightside".

No palco "Cool", que foi aberto às 22h30, apresentações tediosas do Projeto Axial e do grupo Winona antecederam o show de Neneh Cherry e a banda cirKus, que teve um "momento político" no qual a cantora mandou o atual presidente norte-americano "se f...".

A partir da 1h de domingo, todos os palcos se transformaram em ambientes de festa, com circulação liberada. No espaço "Disco House", o produtor norueguês Lindstrom não conquistou o público com sua eletrônica peculiar, cheia de detalhes e efeitos sonoros, como vozes de crianças. Ele rejeita o rótulo de "space disco", mas, se havia alguma coisa presente na pista durante seu set, era espaço. A dupla alemã Toktok, de sonoridade mais dançante e convencional, reuniu mais pessoas.

Efeito semelhante de dispersão/agregação aconteceu no espaço "Mash-Up". O grupo norte-americano Spank Rock teve problemas com o som no início, e nem a ajuda de um grupo de percussionistas no palco convenceu a platéia a não ir embora antes do fim da extensa apresentação. Já o Girl Talk pegou uma platéia vazia, mas, à base de muitos samples e da performance enlouquecida do produtor Greg Gillis, conseguiu retornar a lotação da tenda à metade de sua capacidade, cerca de mil pessoas.

O palco "Funk" teve apresentações de MC Gringo e DJ Sandrinho e do DJ alemão Daniel Haaksman. Como aconteceu em São Paulo, o DJ inglês Sinden tocou sem a companhia do produtor Count of Monte Cristal, como estava programado. Mesmo sem nunca estar totalmente ocupada, a pista manteve boa lotação.

Às 6h de domingo, alguns valentes ainda continuavam dançando na praça central do evento ao som do DJ Guab, que executava "Tiro ao Álvaro", de Adoniran Barbosa.

Mais
Banda Juliette and The Licks incendeia Tim Festival no Rio
The Killers comanda espetáculo para 4.000 pessoas no Rio de Janeiro
Funk carioca de DJ alemão atrai bom público no Rio
Neneh Cherry chama Bush de idiota em show dançante no Rio
Spank Rock promove carnaval de hip hop e electro no Tim Festival do Rio
Girl Talk faz público gastar as últimas energias na manhã de domingo no Tim
Funk esculachado de Marlboro consegue agitar público no Rio
Tim Festival no Rio começa com destaque de Björk e público abaixo do esperado