UOL Música

Publicidade

02/02/2005 - 19h23
"Festa no Apê" de Latino é versão de sucesso romeno; veja clipes de fãs na Web

da Redação

O mais novo sucesso do cantor Latino, "Festa no Apê", é, na verdade, uma versão em português de um sucesso romeno, que tomou as paradas de sucesso da Europa em meados de 2004, durante o Verão do hemisfério Norte. Os clipes do hit feitos por fãs viraram uma febre na Web.

A música foi lançada pelo grupo romeno O-Zone, no final de 2003, e tem como título original "Dragostea Din Tei". No início do ano seguinte, a faixa entrou para as paradas de sucesso na Itália, França, Espanha, Noruega e outros países da Europa -conquista extraordinária para uma música não cantada em inglês.

A letra original da música pouco tem a ver com o título, que quer dizer "amor sob a tília (espécie de arbusto ornamental)", e reproduz a conversa que um rapaz apaixonado, que se autodenomina Picasso, tem com sua pretendente.

"Alô", diz a letra original em romeno, "sou eu, um bandoleiro". E implora: "por favor aceite meu amor". Tudo isso com o grudento refrão onomatopaico "ma-ia-hi! ma-ia-ho-ho! ma-ia-ha! ma-ia-ha-ha!".

A versão brasileira, por sua vez, não tem nada a ver com a letra original. Em "Festa no Apê", oitavo lugar entre as músicas mais tocadas pelas rádios brasileiras (e em ascenção), Latino convida os ouvintes para uma festa em seu apartamento, com promessas de "bundalelê" e "birita até o amanhecer".

Na Itália, a canção também ganhou uma versão no idioma local, feita pela ex-miss Bucareste Paula Mitrachi. Sob o codinome Haiducii, palavra que em romeno quer dizer "fora da lei" e é também usada para o ladrão justiceiro Robin Hood, a cantora obteve sucesso ainda maior do que o O-Zone e conseguiu ficar à frente de Black Eyed Peas e Evanescence nas paradas italianas. Mitrachi e o grupo O-Zone disputam hoje na justiça os créditos pela música.

Na Web é possível assistir a dois clipes de "Dragostea Din Tei" criados por fãs, e que também já se tornaram uma febre, como a música. Um deles, mostra um garoto gordo (supostamente holandês) que encara a webcam e faz uma dublagem hilariante. O outro foi feito todo com peças de Lego.


"Dragostea" em dublagem:
http://www.big-boys.com/articles/dudelipsync.html

Clipe com peças de Lego:
http://www.koreus.com/files/200407/lego-zone.html

Fórum com tradução de "Dragostea Din Tei" em diversas línguas, como português, espanhol, russo, servo-croata, galego, húngaro e outras.
http://www.fanclub.ro/archive/index.php/t-10939.html

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/06/2009

13h46- Aerosmith toca íntegra de disco clássico de 1975 em turnê

12h30- Primeiro festival de documentário musical começa dia 25 em São Paulo

12h15- Integrante da banda The Ventures, Bob Bogle morre aos 75 anos

12h07- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Where Were You" ao vivo

12h05- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Guitarrista inglês Jeff Beck toca "Big Block"

12h02- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Clipe ao vivo de "Scatterbrain" com Jeff Beck

12h00- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Goodby Pork Pie Hat" ao vivo

11h58- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Led Boots" ao vivo em Londres

11h43- Spyro Gyra e homenagem a Carmen Miranda passam por palcos paulistanos

11h39- Violinista Hilary Hahn apresenta repertório erudito na Sala São Paulo

Mais Notícias