|
|  |

24/10/2005 - 03h35
Television e Elvis Costello fazem shows antológicos na última noite do Tim
FERNANDO KAIDA Enviado especial ao Rio

A banda nova-iorquina Television e o cantor inglês Elvis Costello encerraram com shows antológicos, na noite de domingo (23), a programação do Main Stage na edição 2005 do Tim Festival, no Rio de Janeiro. O Television tocava pela primeira vez no Brasil, Costello, que já esteve no país, em 97, com a Charles Mingus Band, mostrou pela primeira vez seu trabalho solo.
O local, que acomoda cerca de 4.000 pessoas em pé, estava com sua capacidade reduzida para 1.776 pessoas sentadas, já que foram colocadas mesas na platéia. Os ingressos estavam esgotados.
O público, porém, não se segurou nas cadeiras e logo que o Television surgiu no palco boa parte dos presentes se levantou para ficar mais próximo do palco. O vocalista e guitarrista Tom Verlaine era chamado de "gênio" pelos fãs enquanto tocava os primeiros acordes da música que abriu o repertório, "Swells".
A apresentação da banda de Nova York --que posteriormente serviu de inspiração para nomes como Sonic Youth e Strokes-- aconteceu em um clima de reverência por parte do público, que assistia comportado a performance do quarteto.
No curto repertório de nove canções, a banda tocou clássicos como "Venus", "See no Evil" e "Marquee Moon" --as três presentes no disco seminal "Marquee Moon" (1977), primeiro do grupo--, faixas de seus outros dois discos, "Adventure" (1978) e "Television" (1992), além de uma versão para "Knocking on Heavens Door", de Bob Dylan.
Em seguida, às 23h40, ao som de um reggae, subiu ao palco o inglês Elvis Costello acompanhado por sua banda The Imposters. Com uma carreira iniciada no final dos anos 70, no auge do punk e new wave, Costello atingiu com o passar do tempo uma consistente discografia, que passa com sucesso por estilos variados como o pop, country, rockabilly, jazz, baladas românticas e até mesmo ópera. Exceto pela ópera e pelo jazz, todos os outros estilos estiveram presentes nesta primeira apresentação solo de Costello no país.
Logo na primeira canção da noite, "Uncomplicated", o músico já pedia com gestos para que o público se levantasse e fosse para a frente do palco. Pedido atendido prontamente pela maioria dos presentes, que a partir daí, assistiram a uma seleção de 23 músicas tocadas com grande entusiasmo e competência pela banda.
Como um maestro, Costello regia o coro da platéia em canções como "Monkey Man", Radio Radio" e "Pump It Up", que faziam os presentes pularem entre as mesas do local. O repertório trouxe músicas desde seu primeiro disco, "My Aim is True", de 1977, até o mais recente "The Delivery Man", de 2004.
Vestindo terno escuro, camisa vermelha, gravata e usando óculos escuros durante todo o show, o inglês trocava de guitarra a cada nova canção e se movimentava pelo palco animando o público.
Durante o show, Costello prestou homenagem a Elvis Presley. Durante a música "Alison", cantou trecho de "Suspicious Minds", sucesso do rei do rock. Elvis Costello, aliás, é pseudônimo do cantor, em homenagem a Presley. Seu nome verdadeiro é Declan McManus (Costello é o nome de solteira de sua mãe).
Uma de suas músicas mais famosas, a versão para a balada "She", de Charles Aznavour (incluída na trilha do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", de 1999), foi guardada para abrir o bis e embalou os casais presentes. Mas o clima de romance não durou por todo o bis. A apresentação foi fechada com uma ótima versão de "I Want You" que deixou o público querendo mais.
|  |

|