|
|  |

06/06/2006 - 16h49
Morre o músico Billy Preston, considerado o "quinto Beatle"
da Redação

Billy Preston, compositor e instrumentista americano conhecido como o "quinto Beatle", morreu hoje em Scottsdale, Arizona, aos 59 anos, vítima de doença renal.
O empresário do artista, Joyce Moore, informou que Preston, nascido em 9 de setembro de 1946 em Houston (Texas), estava em coma desde novembro.
Moore lembrou que Preston sofreu um transplante de rim em 2002, mas que o órgão começou a apresentar problemas de adaptação pouco depois e que, por isso, o músico tinha de ser submetido a diálises.
Preston tocou no álbum de 1970 "Let It Be", dos Beatles, e teve participação nas músicas "I Want You (She's So Heavy)" e "Something", do disco "Abbey Road" (1969).
O músico e compositor foi o primeiro contratado do selo fonográfico dos Beatles, Apple, com o qual produziu em 1969 seu primeiro disco, "That's the Way God Planned It".
Sua colaboração com os Beatles começou em 1969 graças a George Harrison, que o contratou para tocar em "Let It Be", gravado antes de "Abbey Road".
Preston também teve no currículo passagens com os Rolling Stones, com quem tocou nos nos álbuns "Sticky Fingers", "Exile on Main Street", "Goat Head Soup", "It's Only Rock and Roll" e "Black and Blue".
Também participou de várias excursões com os Rolling Stones, até que deixou o grupo em 1977, por problemas financeiros. Mesmo assim, posteriormente colaborou em produções próprias de seus integrantes e no disco "Bridges to Babylon", de 1997.
Após um período em que foi detido e acusado de fraude na década de 80, e de receber tratamento por seus vícios em álcool e cocaína, em 1990 fez uma turnê com Eric Clapton.
Colaborou também com outros artistas e grupos como Aretha Franklin, Jackson Five, Bob Dylan, Quincy Jones, Sam Cooke, Sammy Davis Jr; Red Hot Chili Peppers e Sly Stone.
Sozinho, chegou a gravar 18 discos entre 1965 e 1995. Em 1973 obteve um Grammy na categoria melhor álbum instrumental, por "Outta Space". Outros de seus sucessos foram "Will It Go Round in Circles", "Nothing from Nothing" e "With You I'm Born Again", em um dueto com a compositora e cantora Syretta Wright.
(Com informaçoes da agência EFE)
|  |

|