UOL Música

Publicidade

12/09/2007 - 22h11
Bate-papo UOL: Zeider e Franja falam sobre o quinto CD do grupo de reggae Planta & Raiz

Da redação


O Bate-papo com Convidados do UOL recebeu na noite desta quarta-feira (12) Zeider e Franja, vocalista e guitarrista do grupo de reggae Planta & Raiz. Os músicos falaram sobre o lançamento do quinto CD da banda, "Qual é a Cara do Ladrão?".

O disco, produzido por Rodrigo Castanho e Rick Bonadio, traz apenas músicas inéditas do grupo, que contou com a parceira de Tato, vocalista do Falamansa, em uma das faixas. Para os integrantes da banda, não há muita diferença deste novo trabalho para os anteriores; assim como o CD representa exatamente o que o público verá nos shows da nova turnê.

Entre outros assuntos levantados pelos internautas, Zeider e Franja falaram sobre o início da carreira, o sucesso alcançado em 10 anos de estrada e o sonho de fazer um CD em formato acústico.



Leia a seguir a íntegra do bate-papo que contou com a participação de 382 internautas.

(08:07:35) Planta e Raiz: Boa noite... estamos na área...

(08:05:59) carola: oi meninos, tudo bem? "Qual é a Cara do Ladrão", afinal?
(08:08:47) Planta e Raiz: carola, quem vai saber? Na verdade quem define a cara do ladrão é povo. É quem está engambelando o próximo, mas nunca sabemos quem é.
(08:10:13) Planta e Raiz: Sobre o disco "Qual É a Cara do Ladrão?": A maior parte das letras são minhas. E também o Franja e o Fernandinho.

(08:08:47) umbrella: oi, vcs vão fazer show com o Natiruts aqui em SP, né? como vai ser? tem algum programado???
(08:11:18) Planta e Raiz: umbrella, estaremos tocando as músicas do CD ao vivo e este novo, "Qual É a Cara do Ladrão?".

(08:10:42) liliana: ESTE NOVO CD "A CARA DO LADRAÕ" VEIO A CALHAR MTO COM O NOSSO MOMENTO POLÍTICO... O QUE ACHAM???
(08:13:05) Planta e Raiz: liliana, a impunidade está rolando solta há muito tempo entre os governantes. Se vão presos, é prisão domiciliar... Parece que todos têm o rabo preso, é uma palhaçada.

(08:11:31) leo: como surgiu o nome da banda????
(08:13:53) Planta e Raiz: leo, a nossa primeira apresentação foi na Vila Madalena em 1998. Mas não tinha um nome, daí veio na minha cabeça este nome e ficou.

(08:12:58) analu: O que tem de novo neste CD? E como foi tocar com o Falcão do Rappa?
(08:16:06) Planta e Raiz: analu, o Falcão fez uma canja conosco em Porto Alegre no Bar Opinião. Ele foi assistir a um show nosso. E como ele havia tocado uma música nossa em alguns shows do Rappa, resolvemos homenagear tocando uma música deles, sem saber que ele estava na platéia. Quando o vimos, ele veio tocar com a gente.

(08:29:23) Geovanna/UOL:

Integrantes da banda Planta & Raiz ao vivo no Bate-papo com Convidados (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:12:58) ROKUKU_23_CE: Que tipo de mensagens os álbuns de vcs trazem?
(08:17:32) Planta e Raiz: Rokuku_23_CE, são mensagens positivas, este novo disco fala das palhaçadas dos políticos e coisas boas, sobre Deus...

(08:13:39) Leandro Almeida: Qual Mensagem vcs quisseram passar na música "Sr. Presidente"!?
(08:18:23) Planta e Raiz: Leandro Almeida, para ele olhar pra baixo, olhar para nós. Para vir aqui com a gente. Colar na banca, abrir os olhos, pois a galera está querendo o que é de direito.

(08:13:47) C@c@u: Queria saber como foi cantar com o Falamansa?
(08:19:51) Planta e Raiz: C@c@u, acho que para mim foi legal cantar um ritmo que não estou acostumado, apesar de admirar muito o forró. Eu ouço, mas não com tanta frequência. Acreditamos que ele também tenha se sentido bem. Nós começamos no mesmo ano e rola uma relação de respeito e igualdade.

(08:13:52) william: VCS TÊM UM ESTILO MUITO PRÓPRIO! PQ VC`S NAUM MISTURAM NOS CD ODUB O NAYMINGUY?
(08:21:39) Planta e Raiz: william, porque nós temos um estilo característico de fazer o nosso reggae, temos o Franja na batera e o Samambaia no baixo. O nosso reggae tem a nossa cara, não ficamos preocupados em copiar. Tem gente que ouve um lance mais root como o do Bob e acaba copiando. Quem toca root está fazendo uma cópia. Nós colocamos uma guitarra distorcida, fica diferente.
(08:22:11) Planta e Raiz: Sobre o que ouvimos: Ouvimos de tudo o que é bom, rock in roll, black, MPB, blues... de tudo, até gospel.

(08:16:33) grandetion sp: Qual a opinião de vcs sobre o circuito reggae que fica na mão de um cara só? Eu acredito isso vira monopólio comercial.
(08:24:28) Planta e Raiz: grandetion sp, isto não está na mão de ninguém. Vai das bandas, pois ninguém depende de ninguém. A galera fica desesperada para tocar e aparecer e por isto acaba entrando em uma fria. Basta se valorizar e correr atrás do que é seu. Isto é culpa até das próprias bandas. Tem que começar do zero, ir para os bares mostrar o trabalho e não querer começar já vendendo discos... Nós temos nos dado bem desde Curitiba ao Ceará, interior de SP e Natal. No começo nós fazíamos mais de 150 shows só em SP em um ano, era Pinheiros, Vila Madalena... e as viagens para fora, como o Japão, acabam virando consequência disto.

(08:36:43) Geovanna/UOL:

Zeider e Franja, do Planta & Raiz, ao vivo no UOL (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:18:03) Rodrigo: Estão falando que o CD novo tá muito pop e tá deixando o reggae raiz um pouco de lado, o que vcs têm a dizer sobre isso?
(08:28:59) Planta e Raiz: Rodrigo, é muito fácil falar quando não se tem a responsabilidade de fazer. Eu desafio a galera a fazer um disco com metade das músicas deste disco, sendo uma diferente da outra, sem ser redundante. Nós falamos de tudo. Ouçam o disco e se não gostar, não ouçam. Nós não somos hippies que ficam vendendo "biju" na praia e de vez em quando fazem um reggae, eles não se vendem. Nós somos trabalhadores...

(08:21:05) raul skate: EAE PELO FATO DE VOCES CURTIREM UM SKATE, NUNCA PENSARAM EM GRAVAR UMA MUSICA COM O CHARLIE BROW.... SKATE NA VEIA
(08:30:07) Planta e Raiz: raul skate, já gravamos, o Chorão participou da música "Gueto do Universo".

(08:22:53) Zoio-Santos: Aee pessoal do Planta, to ligado que vcs vieram aqui 2 vezes em pouco tempo... mas já tá na hora de voltar com as músicas do CD novo, o que acham?
(08:31:49) Planta e Raiz: Zoio-Santos, Santos é um lugar manero, a cidade forma pessoas legais, gente boa... Estamos para voltar. Os dois shows que fizemos lá nós bombamos. Queremos ver a galera cantar, comprem o disco. Dia 13 de outubro estaremos em Praia Grande.

(08:23:19) leo: vcs disseram que tem um estilo próprio, mas quando vcs iniciaram a carreira, qual foi a maior influência, porque toda banda quando inicia tem alguma banda como influência, mesmo que depois venha a ter a sua originalidade.
(08:33:31) Planta e Raiz: leo, o Bob Marley é o cara que divulgou o reggae, crescemos cantando suas músicas. Ele é a inspiração, foi um gênio.

(08:25:55) bem_sucedido_29: Como é ser cristão no mundo secular, pois vocês são da igreja bola de neve certo?
(08:34:55) Planta e Raiz: bem_sucedido_29, somos Jesus Cristo, vibrações sempre. Ser cristão em um mundo secular é atitude. É ser um ser humano como qualquer outro. Quando buscamos uma relação mais profunda com Deus, começamos a dar valor a coisas que normalmente as pessoas não estão acostumadas, como se desapegar a drogas e bebidas e a dar valor a família.

(08:50:11) Geovanna/UOL:

Zeider, vocalista do Planta & Raiz, ao vivo no UOL (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:26:31) fefo: zeider, a bola de neve tem influência no sucesso de vcs?
(08:35:48) Planta e Raiz: fefo, a igreja não, mas Deus sim. Tudo o que fazemos está consagrado a Deus. Ele é quem planta os sonhos em nossos corações. Depois aprendemos que os Seus sonhos são ainda maiores do que os nossos...

(08:27:34) Guilherme-SJC: Já tem o DVD gravado deste novo CD?
(08:36:29) Planta e Raiz: Guilherme-SJC, vamos fazer mais um disco e aí então faremos o DVD. O plano era fazer deste, mas não rolou.

(08:29:44) bob maua: E ae, este novo álbum é totalmente exclusivo ou tem alguma regravação, cover? etc...
(08:36:42) Planta e Raiz: bob maua, é 100% natural.

(08:32:58) grandetion sp: Na opinião de vcs, qual a banda de reggae que está surgindo aí e promete?
(08:37:29) Planta e Raiz: grandetion sp, a banda Geração do Fogo é muito legal. É uma galera do Butantã, da zona oeste de São Paulo.

(08:35:20) Pauliiiiiiinho: E ai galeeeera, boa noite. Sou de Maceió, quando vocês vem para o nordeste?
(08:38:27) Planta e Raiz: Pauliiiiiiinho, para Maceió iremos em outubro. Sábado estaremos em Nova Iguaçu. Domingo em SP. Mas é melhor entrar no site, pois tem tudo lá: www.bandaplantaeraiz.com.br.

(08:36:12) beto fortaleza-ce: Admiro bastante a banda e as músicas e gostaria que a banda opinasse sobre a questão popular: "Reggae está ligado às drogas, todo regueiro é maconheiro". É isso o que o povo diz, qual a opinião da banda sobre isso?
(08:42:38) Planta e Raiz: beto fortaleza-ce, infelizmente esta imagem rola mesmo. Mas todo o estilo tem o seu jugo. Acho que a galera está vindo para libertar isto aí. Deus está vindo para nos libertar disso. Eu fumei maconha, mas hoje em dia não preciso mais disso. Descobrimos que a presença de Deus é marcante e por isso não precisamos de outras paradas. Gostaríamos que a galera sentisse isso, pois muita gente fuma pelo mundo. O Bob Marley e o Peter Tosh passaram a imagem do reggae associada a maconha. Temos igrejas diferentes, mas Deus age na cabeça de cada um. Deus está em todo o lugar...

(08:53:27) Geovanna/UOL:

Franja, guitarris do Planta & Raiz, conversa no Bate-papo (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:37:13) Joey Medeiros: quando vcs eram pequenos e começaram a banda, qual era o sonho de vcs? Onde vcs pretendiam chegar ou até onde pretendiam chegar?
(08:46:45) Planta e Raiz: Joey Medeiros, nós começamos fazendo covers, sem nenhuma pretensão. Aí o negócio foi acontecendo naturalmente, começamos a fazer shows... Mas sempre há um sonho de se viver disso, pois víamos os nossos ídolos no palco cantando e pensávamos que devia ser bom. Mas depois, quando começa a ter um show atrás do outro dá vontade de parar tudo. Nós nos esforçamos, mas temos que descansar também. Mas graças a Deus está dando para sustentar a família, é só o começo...

(08:39:23) igor: Primeiramente queria dizer que sou mto fã de vcs. A última vez q vcs vieram aqui em João Pessoa foi muito legal. Bom, eu queria saber o que este álbum tem de diferente dos anteriores?
(08:48:43) Planta e Raiz: igor, um salve para a galera de João Pessoa. Este disco foi gravado quase que ao vivo. Não tem duplicação de nada. A massa sonora é aquilo que foi tocado mesmo. O que é o CD é o show, não tem diferença. Também não tem nenhuma regravação, só inéditas. Tem parceria com Tato (do Falamansa).

(08:39:38) Fish: Afinal, a Banda surgiu por um hobbie apenas ou já havia a vontade de serem a melhor banda do Brasil???
(08:49:48) Planta e Raiz: Fish, não fazemos música para ganhar prêmio. Primeiro temos que nos sentir bem e depois tem que agradar a galera.

(08:40:06) Fish: Gostaria de saber se vocês se dedicam nos ensaios ou fica mais ou menos no improviso?
(08:51:17) Planta e Raiz: Fish, no ensaio nós tocamos as mesmas músicas. Tocamos o repertório inteiro e repetimos alguma música que precise de reforço. Isto agora que estamos voltados para o show. Rola um improviso quando estamos na produção do disco.

(08:41:20) raastailha: Qual dica vcs dão para uma banda de reggae q está começando?
(08:54:24) Planta e Raiz: raastailha, tem uma dica que é fundamental, primeiramente tem que fazer porque gosta, porque conhece e o reggae está dentro. Não porque ele está na moda. Tem que procurar ouvir bastante coisa para aprender.

(08:57:49) Geovanna/UOL:

Zeider, vocalista do Planta & Raiz, ao vivo no UOL (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:47:14) Zoio-Santos: Já pensaram em fazer um CD e DVD acústico???
(08:54:44) Planta e Raiz: Zoio-Santos, já pensamos, um dia sai, mas vamos esperar mais um pouco.

(08:48:41) danynha: pra vcs é muito complicado selecionar as músicas que entraram no CD e no repertório do show?
(08:56:15) Planta e Raiz: danynha, o repertório do show é decidido de comum acordo. Mas sempre tocamos algumas músicas dos primeiros discos.

(08:49:19) Fish: Gostaria de saber se a banda já foi vaiada em algum show ou este tipo de problema?
(08:57:40) Planta e Raiz: Fish, ás vezes rola, acontece de parar um microfone. Mas vaias não. Uma vez jogaram um ovo e ficamos mordidos. Depois disseram no site que quem jogou o ovo teve o dele...

(08:52:27) Amigos CMB: Qual foi a pessoa que deu o maior apoio na carreira de vocês (família Pagliari - jd Bonfiglioli) esperamos um show aqui no CMB.
(08:59:25) Planta e Raiz: Amigos CMB, um salve para a galera do CMB. O cara que mais nos deu força foi o Kiko (Tupinambá).

(08:52:36) grandetion sp: Qual a opinião de vcs com toda essa pirataria que rola? Na hora das contas a gravadora cobra alguma coisa se é que tem prejuízo?
(09:03:36) Planta e Raiz: grandetion sp, se a gravadora não ganha, acaba não havendo nenhuma partilha. Quem ganha são só os piratas. Felizmente ainda não dá para piratear os shows. A gravadora vive de venda de disco, ou vivia, é a principal prejudicada. Não é só o povo sem condições que compra piratas. Tem gente de classe média comprando também. Realmente os discos de 20 a 30 reais são caros para quem ganha 180 reais. Mas os discos são a vida dos artistas, eles dedicaram um tempo para isto.

(09:05:11) Planta e Raiz: Continuem ouvindo o nosso som, mas de coração. Queremos que ouçam e dêem a sua própria opinião. Nós vivemos em função disto. Até mais...

(09:06:45) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Zeider e Franja do Planta & Raiz e de todos os internautas. Até o próximo!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/06/2009

13h46- Aerosmith toca íntegra de disco clássico de 1975 em turnê

12h30- Primeiro festival de documentário musical começa dia 25 em São Paulo

12h15- Integrante da banda The Ventures, Bob Bogle morre aos 75 anos

12h07- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Where Were You" ao vivo

12h05- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Guitarrista inglês Jeff Beck toca "Big Block"

12h02- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Clipe ao vivo de "Scatterbrain" com Jeff Beck

12h00- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Goodby Pork Pie Hat" ao vivo

11h58- http://img.uol.com.br/ico_assistir.gif Jeff Beck toca "Led Boots" ao vivo em Londres

11h43- Spyro Gyra e homenagem a Carmen Miranda passam por palcos paulistanos

11h39- Violinista Hilary Hahn apresenta repertório erudito na Sala São Paulo

Mais Notícias