UOL Entretenimento Música
 

01/10/2009 - 10h52

Em SP, Franz Ferdinand mostra que não é preciso multidões para fazer barulho

MARIANA TRAMONTINA
Da Redação
  • O vocalista do Franz Ferdinand, Alex Kapranos, durante show da banda na boate The Week, em São Paulo (30/09/2009)

    O vocalista do Franz Ferdinand, Alex Kapranos, durante show da banda na boate The Week, em São Paulo (30/09/2009)

Os meninos do Franz Ferdinand já estão acostumados a transitar dos palcos de grandes festivais para tablados menores em shows surpresas no exterior. Mas se o público brasileiro não está familiarizado em ver bandas já renomadas em apresentações para poucas pessoas, os escoceses mostraram para os fãs daqui que não é preciso multidões para fazer barulho.

Diferente das outras duas vezes que a banda de Alex Kapranos aportou no Brasil --primeiro abrindo para o U2 e depois em turnê própria--, nesta quarta-feira (30) o Franz Ferdinand subiu ao palco da boate The Week, em São Paulo, e tocou para um público de não mais do que 1.300 pessoas. E, para a plateia reduzida, o grupo trocou o espetáculo e as grandes produções por um show explosivo de uma banda rock.

Franz Ferdinand - "The Dark of the Matinée" ao vivo em São Paulo

"No You Girls", "Turn It On", "Can't Stop Feeling" e músicas de "Tonight: Franz Ferdinand", disco lançado no início deste ano, foram intercaladas com os primeiros hits da banda ("Take Me Out" e "Michael") e com as faixas que seguiram em ascensão no segundo álbum ("Do You Want To", "Outsiders" e "Walk Away").

Em pouco mais de uma hora e meia, as guitarras que trouxeram ao Brasil em anos anteriores deram lugar aos sintetizadores e os refrões apareceram sob os graves do baixo de Robert Hardy e da bateria de Paul Thomson, enquanto o guitarrista Nick McCarthy subia no balcão do bar da pista e se jogava no público. Com o novo repertório, o Franz Ferdinand mostrou que caminha com elegância entre o rock e a pista de dança --ao vivo, "Lucid Dreams" ganhou uma viagem eletrônica e psicodélica de quase oito minutos.

A passagem-relâmpago dessa semana vai ganhar continuidade em março de 2010, quando o Franz Ferdinand volta ao Brasil para uma turnê completa que passará por Porto Alegre (dia 18, no Pepsi on Stage), Rio de Janeiro (19, Fundição Progresso), Brasília (21, em local a ser confirmado) e São Paulo (23, Via Funchal).

Antes disso, a banda se apresenta nesta quinta-feira (1º) no palco do Video Music Brasil 2009 como principal atração da cerimônia de entregas. Serão apenas duas músicas, mas Alex Kapranos garantiu com antecedência que não haverá playback, como fez o Bloc Party na edição de 2008 do evento. "Vamos tocar ao vivo", lembrando que é isso o que eles bem sabem fazer.

 

Veja as músicas que o Franz Ferdinand tocou em São Paulo:

"No You Girls"
"The Dark of the Matinée"
"Walk Away"
"Tell Her Tonight"
"Can't Stop Feeling"
"Do You Want To"
"Bite Hard"
"This Fire"
"What She Came For"
"Take Me Out"
"Ulysses"
"40"
"Outsiders"

bis
"Michael"
"Van Tango"
"Turn It On"
"Lucid Dreams"

Hospedagem: UOL Host