Topo

"Vencemos mais uma etapa", diz Leonardo sobre transferência de Pedro a SP

O cantor Pedro Leonardo abraça o pai Leonardo  - Reprodução/Facebook
O cantor Pedro Leonardo abraça o pai Leonardo Imagem: Reprodução/Facebook

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

26/04/2012 21h42Atualizada em 27/04/2012 09h16

O cantor Leonardo falou na noite desta quinta-feira (26), na porta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sobre a transferência do filho à capital paulista. "Vencemos mais uma etapa", disse durante a visita. "Eu olhei nos olhos dele em Goiânia, e ele deu uma melhorada boa. Ontem ele era outro", disse o sertanejo, que ainda lembrou a morte do irmão Leandro. "A fita está toda em minha cabeça daquilo que passei há 14 anos. Foi uma coincidência. O Pedro capotou o carro no dia em que meu irmão descobriu a doença."

Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, chegou pouco antes das 17h desta quinta ao centro médico, onde ficará internado. A equipe divulgou boletim logo após a internação, dizendo que o quadro de Pedro é "estável do ponto de vista cardiovascular, respiratório e neurológico". "A transferência transcorreu sem intercorrências", informa o boletim. De acordo com a assessoria do hospital, Pedro passou por vários exames durante a noite desta quinta e os resultados serão divulgados nesta sexta-feira (27).

"Graças a Deus o Pedro fez uma viagem estável. Houve uma demora de 40 minutos entre o avião chegar e ele conseguir ir para a ambulância. Isso se deveu ao tamanho da maca, que era difícil de manusear", disse a assessora do cantor na entrada do hospital. Segundo ela, a mulher e a tia do cantor já estão em São Paulo. O primo e parceiro, Thiago, chega na sexta.

Pedro foi transferido do IOG (Instituto Ortopédico de Goiânia) em um avião-UTI do hospital, acompanhado por quatro médicos. A aeronave saiu da cidade às 14h e pousou no aeroporto de Congonhas por volta das 15h30. De lá, o cantor seguiu de ambulância para o hospital.

Os fãs acompanharam a chegada de Pedro Leonardo ao Sírio-Libanês e vieram torcer pela saúde do ídolo. Vitória Santos, 15, chegou a correr para acompanhar a ambulância. "Desejo que ele melhore. Como o pai dele diz, 'a fé move montanhas' e este é um momento de fé", disse Vitória. O goiano Genervino Vieira da Silva, 44, foi outro que deu seu apoio. "Sou fã dele e do pai dele e estou na torcida para que ele se recupere".

Minutos antes de Pedro deixar o IOG, a mãe do cantor, Maria Aparecida Dantas, disse estar "atordoada" com a situação e agradeceu o apoio e carinho dos fãs. "Vim dar um beijo no Pedro como costumo fazer sempre que ele viaja. Ele só está indo para São Paulo porque lá há mais recursos, mas está sendo muito bem tratado aqui", disse.

Em entrevista ao UOL, na manhã desta quinta, o chefe da UTI e diretor técnico do IOG, Wandervan Azevedo, afirmou que ainda não recomendava a transferência de Pedro, pois os pulmões do paciente ainda não funcionavam adequadamente. No entanto, a decisão ficou com a família e o hospital Sírio-Libanês. 

O médico ainda contou que o quadro de Pedro é muito delicado, já que ele chegou ao hospital com falência de órgãos. "O tempo que ele passou aqui foi um processo de ressuscitação, pois chegou praticamente com falência de órgãos". O médico disse ainda que o processo de melhora "deve começar agora".

Wandervan explicou que o estado de saúde de Pedro ainda é grave, mas com melhora, e confirmou a reação positiva do paciente após a segunda sessão de hemodiálise, realizada na quarta. Com a dosagem de sedação mais baixa, o cantor levantou o braço, apertou a mão do primo Thiago e se emocionou. Em entrevista na porta do hospital, Thiago, que faz dupla com Pedro, comentou a reação do primo enquanto conversava com ele na UTI. "Falei da filhinha [Maria Sophia], e nessa hora brotou um lágrima no olho dele. Qualquer estímulo a gente fica muito feliz".

A assessoria da família contou que a movimentação do braço também alegrou a todos. "Ele mexeu o braço de forma coordenada, o que indica que o cérebro dele funciona de maneira adequada", explicou a assessora e amiga da família Ede Cury, sobre o relato dos médicos.

Homenagem
Na partida entre Goiás e Atlético (MG), na noite de ontem pela Copa do Brasil, os jogadores esmeraldinos entraram no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, com uma camiseta branca em homenagem a Pedro. A mensagem "Força Pedro" e uma foto do cantor estampavam as roupas.

Visitas e mensagens
Na quarta, "a avó Carmen, a tia Cida, o padre Robson, reitor da Basílica de Trindade, e o primo e parceiro Thiago, visitaram Pedro no hospital", de acordo com a assessoria da dupla. Durante a visita, o cantor Thiago agradeceu aos fãs. "Gostaria de agradecer mais uma vez a todo Brasil, que está orando pela gente. A gente mantém muita fé em Deus e o Pedro também é um menino muito religioso. O que a gente pode fazer agora é orar", disse ele.

Photo Rio News
Fiquei atordoada quando soube do acidente. Acho que ele viajou sozinho não por falta de responsabilidade, mas por excesso. Ele deveria ter algum compromisso marcado

Thais Gebelein, mulher de Pedro Leonardo, que na foto posa com o cantor e com a filha do casal, Maria Sophia, de 11 meses

A mulher de Pedro, Thais Gebelein, usou seu Twitter para escrever uma mensagem de apoio ao marido. "Força meu amor! Nossa molequinha procura pelo papai dela!!! Estamos te esperando com todo amor do mundo!!!", escreveu Thais. Com a mensagem, ela também publicou uma foto de Maria Sophia, filha de 11 meses do casal, nos ombros do pai.

No hospital, Thais já havia contado que no dia do acidente, na madrugada de sexta-feira (20), trocou mensagens pelo celular com Pedro logo após o show em Uberlândia (MG). "Fiquei atordoada quando soube do acidente, acho que ele decidiu viajar sozinho não por falta de responsabilidade, mas por excesso. Ele devia ter algum compromisso marcado", opinou Thais.

O acidente
Pedro sofreu um acidente de carro por volta das 6h55 de sexta-feira na rodovia MGC-452, no município de Tupaciguara (MG), próximo à divisa de Minas Gerais com Goiás. O jovem estava sozinho no carro e havia saído de um show com o primo, Thiago, na cidade de Uberlândia.

De acordo com o médico Ernani de Oliveira Rodrigues, do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara (GO), Pedro chegou ao local sedado, por volta das 8h40. Ele passou por uma tomografia e, depois, por uma cirurgia na região do baço devido às feridas na região do abdômen.

Em 2009, o cantor participou do reality show "A Fazenda", da Record, e foi eliminado na última semana do programa. Pedro é pai de Maria Sophia, nascida em maio do ano passado, fruto do relacionamento com Thais Gebelein. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo.