Topo

Sedação do cantor Pedro será reduzida para melhor avaliação do quadro clínico

Pedro Leonardo em foto de divulgação de "A Fazenda" (2009) - Antonio Chahestian/Record
Pedro Leonardo em foto de divulgação de "A Fazenda" (2009) Imagem: Antonio Chahestian/Record

Do UOL, em São Paulo*

28/04/2012 10h41Atualizada em 28/04/2012 14h30

O estado do cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, é grave, porém estável, segundo o novo boletim médico divulgado neste sábado (28). Teve início também o processo de redução da sedação para que seja feita uma melhor avaliação do seu quadro clínico. 

O assessor do hospital Sírio-Libanês disse que não há previsão de um novo boletim para hoje, apenas se houver alguma mudança significativa no estado de saúde do cantor.

Em conversa com o UOL na manhã deste sábado, a assessoria do cantor disse que "o risco de morte ainda não foi totalmente descartado"

A mulher do cantor, Thaís Gebelein, chegou ao hospital no início da tarde deste sábado acompanhada da modelo Nani Venâncio. Gebelein não conversou com a imprensa, mas Venâncio disse que Pedro "está melhor".

Missa
Alguns fãs de Pedro Leonardo aproveitaram uma missa deste sábado (28) da Catedral da Sé, no centro de São Paulo, para pedir pela saúde do cantor.

De acordo com uma funcionária da Catedral, várias pessoas colocaram o nome dele na lista das intenções da missa das 12h.

Leonardo diz que é preciso ter esperança
O cantor Leonardo, pai de Pedro, visitou o filho no hospital Sírio-Libanês na noite de sexta-feira, e confirmou que a melhora de seu quadro clínico, mas disse que o filho está nas mãos de Deus. "São momentos difíceis, mas é preciso ter esperança. O Pedro agora está nas mãos de Deus", disse o cantor em rápida conversa com os jornalistas. O sertanejo também confirmou que retomará sua agenda de shows. 

Segundo boletim médico divulgado na manhã desta sexta, Pedro, 24, apresentou "evolução no quadro clínico e neurológico" e melhora nos resultados dos exames realizados. Ainda de acordo com a nota, o estado é muito grave, ainda que estável.  

Na manhã desta sexta, o cantor passou por exame que avalia o fluxo sanguíneo no cérebro, informou a médica Ludmilla Hajjar, coordenadora da UTI do Sírio-Libanês, à reportagem da TV Globo. De acordo com a médica, o cérebro ainda está inchado e é preciso mais fluxo de sangue para que o órgão volte ao tamanho normal

Transferência
Pedro foi transferido do IOG (Instituto Ortopédico de Goiânia) em um avião-UTI, acompanhado por quatro médicos. A aeronave saiu da cidade às 14h e pousou no aeroporto de Congonhas por volta das 15h30. De lá, o cantor seguiu de ambulância para o hospital.

Pedro chegou pouco antes das 17h desta quinta ao centro médico, onde segue internado. A equipe divulgou boletim logo após a internação, dizendo que o quadro de Pedro é "estável do ponto de vista cardiovascular, respiratório e neurológico". "A transferência transcorreu sem intercorrências", informou o boletim.

"Graças a Deus o Pedro fez uma viagem estável. Houve uma demora de 40 minutos entre o avião chegar e ele conseguir ir para a ambulância. Isso aconteceu por causa do tamanho da maca, que era difícil de manusear", disse a assessora do cantor na entrada do hospital.

O acidente
Pedro sofreu um acidente de carro por volta das 6h55 de sexta-feira na rodovia MGC-452, no município de Tupaciguara (MG), próximo à divisa de Minas Gerais com Goiás. O jovem estava sozinho no carro e havia saído de um show com o primo, Thiago, na cidade de Uberlândia.

De acordo com o médico Ernani de Oliveira Rodrigues, do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara (GO), Pedro chegou ao local sedado, por volta das 8h40. Ele passou por uma tomografia e, depois, por uma cirurgia na região do baço devido às feridas na região do abdômen.

Em 2009, o cantor participou do reality show "A Fazenda", da Record, e foi eliminado na última semana do programa. Pedro é pai de Maria Sophia, nascida em maio do ano passado, fruto do relacionamento com Thais Gebelein. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo.

(Com informações de Beatriz Amêndola e Taís Toti)