Topo

Sónar SP: mistura de shows funcionou no festival, mas atrasos e Cee Lo emperraram

Público assiste ao show do Kraftwerk de óculos no Sónar SP 2012 (11/5/12) - Fernando Donasci/UOL
Público assiste ao show do Kraftwerk de óculos no Sónar SP 2012 (11/5/12) Imagem: Fernando Donasci/UOL

Estefani Medeiros e Tais Toti

Do UOL, em São Paulo

14/05/2012 11h21

A segunda e maior edição do festival espanhol Sónar em São Paulo, realizada nos dias 11 e 12 de maio no Parque Anhembi, foi marcada por uma mistura equilibrada de shows, que foram do dançante ao experimental. Por outro lado, furtos de celulares e as filas fizeram o público sofrer nos dois dias.

Com apresentações que passaram por diferentes gerações da música eletrônica, de Kraftwerk a Justice, de Skream a James Blake, o público conseguiu vivenciar experiências audiovisuais variadas. E também ver novos projetos e conhecer alguns trabalhos pela primeira vez, como o radiofônico Cee Lo Green e os minimalistas Alva Noto & Ryuichi Sakamoto.

Mesmo sem ingressos esgotados, o festival encheu. Os palcos cobertos é que fizeram a diferença na fria madrugada paulistana.

Veja abaixo o que foi música e o que foi ruído no Sónar SP.

O QUE FUNCIONOU:

3D do Kraftwerk

A experiência 3D dos alemães do Kraftwerk agradou o público, que foi bem receptivo ao material apresentado pela banda e reagiu aos efeitos de naves e robôs saltando na tela. A apresentação em si segue um setlist parecido com o que o grupo trouxe ao Brasil, em 2009, no festival Just a Fest. Mas a retrospectiva apresentada no MoMA, em Nova York, requentou o trabalho do quarteto liderado por Ralf Hütter, e trouxe versões mais dançantes.

Justice e Mogwai

  • O duo francês Justice durante show o Sónar (12/5/12)

Duas atrações foram bastante comentadas pelo público que foi ao festival no sábado, foram o duo francês Justice e a banda de post-rock Mogwai. O Justice se tornou a atração mais aclamada do palco principal, o Sónar Club, depois de fazer um show dançante e pesado.

O Mogwai convidou os fãs para o intimismo do Sónar Hall e tocou músicas como "White Noise", "Werewolf" e "Jim Morrison". Com um bom acompanhamento visual, o show tinha tons azuis nas músicas mais calmas e piscando nas horas rápidas e barulhentas.

Rap agradou

  • O rapper Criolo disputou o horário com os veteranos do Kraftwerk (12/5/12)

A primeira noite de Sónar recebeu os rappers brasileiros Emicida, Criolo, Zegon e o back to back de Marky vs Patife. Com exceção de Criolo, que competiu com o horário do Kraftwerk, os shows foram cheios e com o público animado.

Experimentalismo x dançantes

A variação entre sons mais experimentais e dançantes fez com que o público tivesse opções bem diferentes dentro do mesmo horário. A apresentação do projeto de Alva Noto e Ryuichi Sakamoto no Sónar Hall foi um dos grandes momentos do auditório, que lotou, trouxe um público atento e que acompanhou o show de forma contemplativa. Para quem queria dançar, os veteranos Jeff Mills e o duo Modeselektor foram algumas das atrações que seguraram o público que ficou até mais tarde e fez do Sónar Club uma balada.

Entrada e saída

A proposta de deixar o público entrar e sair do festival funcionou bem e bastava pegar uma pulseira com nome e RG para conseguir sair do Parque Anhembi. A entrada de volta também foi sem filas ou tumultos.

O QUE NÃO FUNCIONOU:

Show do Cee Lo Green

  • Cee Lo Green toca para público no sábado (12/5/12)

O cantor americano parte do projeto Gnarls Barkley até tentou segurar o público com a cover de "Let's Dance", de David Bowie, e a apresentação de seu antigo grupo de rap, mas o show foi sofrido e só "F**k You" fez o público reagir a apresentação de forma mais calorosa.

Furtos

O festival foi marcado por diversos furtos de aparelhos celular. A polícia chegou a prender três estrangeiros --dois peruanos e um equatoriano-- com mais de dez celulares.

Entrada tumultuada no primeiro dia

O primeiro dia foi marcado por um tumulto para entrar no festival por causa do atraso na troca do voucher pelo ingresso na bilheteria.

Atrasos e problemas no som

Nos dois dias de evento, alguns shows foram atrasados em até 40 minutos. Alguns problemas no som atrapalharam show no Sónar Hall durante a apresentação do DJ SILVA e no palco principal Cee Lo teve alguns problemas de microfonia. 

Falta de sinalização

A novidade do espaço fez com que muita gente se perdesse para chegar de um palco ao outro. A falta de avisos de uma rota alternativa para acessar os palcos por fora fez com que nos horários picos de shows o corredor central ficasse congestionado.