Topo

Black Sabbath anuncia substituto do baterista Bill Ward em shows de retorno da banda

Os integrantes da banda britânica de heavy metal Black Sabbath - AP Photo/Jim Cooper
Os integrantes da banda britânica de heavy metal Black Sabbath Imagem: AP Photo/Jim Cooper

Do UOL, em São Paulo

17/05/2012 21h48Atualizada em 17/05/2012 22h06

A banda inglesa de heavy metal Black Sabbath anunciou nesta quinta-feira (17) que encontrou um novo baterista para substituir Bill Ward, integrante original que desistiu de participar dos shows de retorno do grupo. O nome do músico, no entanto, não foi revelado.

No anúncio, a banda afirma que não vai comentar sobre a última declaração de Ward, e disse que "há dois lados em toda história".

Na última terça (15), o baterista confirmou em seu site oficial que não vai participar dos shows da banda britânica em Birmingham, no dia 19 de maio, no Download Festival, em 10 de junho, nem no Lollapalooza, em Chicago, no dia 3 de agosto.

Insatisfeito com o contrato da banda, Bill Ward ameaçou não participar da gravação do próximo álbum e dos shows de reunião do grupo britânico em fevereiro. 

"Sou incapaz de continuar a não ser que um contrato 'assinável' seja feito; um contrato que reflita com com alguma dignidade e respeito para mim enquanto um membro original da banda", escreveu Ward em seu Facebook. "Por mais que eu queira tocar e participar, também tenho que lutar por algo e não assinar".

Bill Ward acrescentou que, se assinar o contrato, perderá seus "diretos, dignidade e respeito enquanto um músico de rock". Ele faz questão de dizer que sua indignação não é motivada por dinheiro. "Gostaria de algo que me reconhecesse e refletisse as minhas contribuições para a banda".

Em 11/11/11, o Black Sabbath anunciou seu retorn aos palcos com a formação original como headliner do Download Festival, e um álbum de inéditas produzido por Rick Rubin para o segundo semestre de 2012.

No começo de janeiro, o guitarrista Tony Iommi foi diagnosticado com câncer linfático, mas a banda assegurou que a doença do integrante não vai atrapalhar as gravações do novo disco. Na nota divulgada no Facebook nesta quinta (17), o Black Sabbath afirma estar fazendo "um excelente progresso após o tratamento de Tony".