Topo

Grupo jovem religioso protesta contra shows de Lady Gaga nas Filipinas

Jovens de grupo religioso protesta contra apresentação de Lady Gaga nas Filipinas (18/5/12) - AP Photo/Bullit Marquez
Jovens de grupo religioso protesta contra apresentação de Lady Gaga nas Filipinas (18/5/12) Imagem: AP Photo/Bullit Marquez

Do UOL, em São Paulo *

18/05/2012 09h45

Um grupo de jovens filipinos cristãos fez um protesto nas ruas de Manila contra as apresentações da cantora Lady Gaga marcados para segunda (21) e terça-feira (22). O grupo pede o cancelamentos dos shows, apesar das autoridades assegurarem que não será permitido nenhum tipo de nudez ou performance sensual.

O grupo de 70 pessoas, chamado Biblemode Youth Philippines, fez o protesto em frente à prefeitura de Pasay, na área metropolitana de Manila, e se diz ofendido pelas músicas e vídeos de Lady Gaga, em especial a canção “Judas”, que afirma ofender Jesus Cristo.

O prefeito de Pasay, Antonino Calixto, disse que avisou aos organizadores para se assegurarem de que as regras e regulamentações estipuladas na permissão concedida anteriormente pelo governo local serão seguidas.

“Apesar de respeitarmos as expressões artísticas e musicais, não vou permitir que ninguém aja de maneira questionável em minha jurisdição. Nós lembramos aos produtores dos shows de Lady Gaga que as apresentações não devem exibir nenhum tipo de nudez ou conduta lasciva que possa ofender a moral e os bons costumes”, dizia o comunicado enviado pela prefeitura.

O grupo cristão, liderado pelo ex-deputado filipino Benny Abante, disse que entrará com uma queixa caso Gaga cante “Judas” nos shows em Manila. O grupo planeja também uma vigília no sábado (19).

O ex-prefeito de Manila, Jose Atienza, disse à agência Associated Press que Lady Gaga e os organizadores podem pegar uma pena de seis meses a seis anos de prisão, caso ofenda uma raça ou religião, de acordo com o código penal do país de maioria conservadora e católica.

Plateias lotadas e protestos marcam a passagem de Lady Gaga pela Ásia. Menores de 18 anos foram proibidos de entrar nas suas apresentações em Seul, Coréia do Sul, após reclamações de que suas letras e roupas são provocativas sexualmente. A polícia da Indonésia negou a licença para um show, após os protestos de grupos islâmicos no país, e a cantora teve que cancelar a apresentação.

* Com informações da agência Associated Press