Topo

Arnaldo Antunes revisita 30 anos de carreira com "Acústico" e confirma shows com Titãs

Arnando Antunes na gravação do "Acústico MTV"  - Divulgação
Arnando Antunes na gravação do "Acústico MTV" Imagem: Divulgação

Renato Damião

Do UOL, no Rio

22/05/2012 16h23

Em 2012, o cantor e compositor paulistano Arnaldo Antunes completa 30 anos de carreira, iniciada nos Titãs, e quer comemorar tocando com sua ex- banda. Em entrevista ao UOL, ele confirmou que a reunião acontece no segundo semestre.

"Vai ser uma grande oportunidade de matar saudades", diz. "Quando saí  dos Titãs, senti que foi um recomeço da minha carreira, aos poucos fui conquistando um público próprio, mas eles sempre serão representativos.”

Enquanto o grupo de rock tem excursionado apresentando o clássico "Cabeça Dinossauro", Antunes acaba de lançar seu "Acústico MTV". Com produção de Liminha, o álbum promove um passeio pelo repertório do cantor. Ele descreve o processo de escolha das 22 canções do projeto como "lento". "Tive o cuidado em criar uma síntese, quis passar por momentos distintos, por isso tem Titãs, Tribalistas e músicas da carreira solo. Quis fazer uma releitura original”, diz o músicos sobre hits como "Comida", "Passe em Casa" e "Socorro".

Arnaldo aproveitou o projeto para "se dar a oportunidade" de cantar canções famosas nas vozes de outros artistas, mas que sempre gostou, como "Alma", composta por ele para Zélia Duncan e "Pop Zen", dos Lampirônicos.

Trabalhos ao vivo

O "Acústico" é o quarto trabalho do cantor no formato ao vivo. "Sempre gostei muito de fazer show, sinto que é uma comunicação direta com o público. Acho que os discos ao vivo são diferentes por terem essa vibração. Fiz o 'Go Back' com os Titãs e depois demorei para voltar ao formato, não por falta de desejo", conta.

Divulgação
Eu ouço música em todas as ocasiões, gosto de ouvir quando estou cozinhando. Agora comprei um vitrola e tenho escutado vinis

Para o músico, um disco ao vivo não é diferente dos demais que compõem uma discografia, mas garantiu que evita o simples "show gravado". "Gosto de criar situações originais, de procurar saídas diferentes para o registro", diz ele, que desta vez canta em um cenário que imita um circo.

Aos 52 anos, Arnaldo garante que continua de olho nas novidades musicais. "Eu ouço música em todas as ocasiões, gosto de ouvir quando estou cozinhando. Agora comprei um vitrola e tenho escutado vinis. Gosto de ver o que está acontecendo, o que me apresentam. Troco muito com os meus filhos", conta ele, que vê em Marcelo Janeci um dos grandes nomes do atual cenário da música brasileira.

"O Jeneci é um grande músico, toca comigo há algum tempo, também compomos juntos quando estamos na estrada. Acho o CD dele um trabalho lindo”, elogia Arnaldo que, além de Jeneci, conta com Betão Aguiar, Chico Salem, Curumin e Edgar Scandurra na banda que o acompanha na turnê do "Acústico MTV", que passa neste final de semana pelo Circo Voador, no Rio.

No segundo semestre de 2012, Arnaldo planeja a reedição do livro "40 Escritos" e também o lançamento de "Outros 40 Escritos", uma espécie de continuação do primeiro. "São comentários meus sobre o trabalho de outras pessoas."