Topo

Funeral de Donna Summer tem presença do produtor da cantora, David Foster

Donna Summer se apresenta na Holanda (17/5/2012) - EFE
Donna Summer se apresenta na Holanda (17/5/2012) Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 17h06Atualizada em 23/05/2012 18h41

Apesar de o funeral da cantora Donna Summer ser restrito a familiares e amigos mais próximos, algumas celebridades compareceram à cerimônia realizada nesta quarta (23), em Nashville, Estados Unidos, de acordo com o site TMZ, especializado na cobertura de celebridades. Donna morreu na última quinta-feira (17), aos 63 anos, vítima de um câncer.

David Foster, que produziu várias canções de Donna Summer e também artistas como Michael Jackson, Bee Gees e Beyoncé, foi um dos presentes no funeral. O italiano Giorgio Moroder, produtor dos hits "Love to Love You Baby" e "I Feel Love", também foi à cerimônia.

De acordo com o TMZ, o caixão da cantora estava coberto de rosas brancas, e cerca de mil pessoas foram ao funeral. O site também divulgou a programação do evento, que teve um discurso do irmão de Donna Summer, Ricky Gaines. A irmã Mary Ellen cantou "Because of Whose You Are", e "The Prayer" foi cantada por David Foster e Natalie Grant.

O funeral também teve um discurso feito pelo genro de Donna Summer, Rick Dohler, e amigas da cantora contaram histórias sobre ela.

A cantora sofria de câncer no pulmão e morava na Flórida. Segundo o programa de televisão norte-americano "Entertainment Tonight", ela havia sido diagnosticada com um tumor havia dez meses e apenas seu marido e filhos sabiam. Donna acreditava ter desenvolvido a doença depois de inalar partículas tóxicas durante os ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York. 

"Rainha da disco"
Donna Summer esteve no Brasil em 2009 com a turnê do disco "Crayons", seu primeiro álbum de inéditas em 17 anos, cujo single "Stamp Your Feet" colocou a cantora novamente no topo da parada norte-americana. Nas músicas mais recentes, ela deixou de lado a disco music de 30 anos atrás e fez soarem mais próximas de cantoras atuais, como Rihanna, Beyoncé ou Pink.

Summer, cujo nome na identidade era LaDonna Adrian Gaines, lançou seu primeiro single em 1971 sob o nome de Donna Gaines. A faixa era uma versão de "Sally Go 'Round the Roses", do grupo de mulheres The Jaynetts. No ano seguinte, ela se casou com o ator austríaco Helmuth Sommer, de quem adotou o sobrenome e alterou para "Summer". Com ele, a cantora teve sua primeira filha em 1973. O casal se separou tempos depois.

A carreira de Donna Summer foi coroada com cinco Grammy, incluindo os de melhor performance vocal feminina em rock e melhor gravação dance, e seis prêmios American Music Awards. Apelidada de "Rainha da Disco Music", a própria cantora  chegou a zombar da nomeação em uma música de seu último álbum. "Foi um jeito de rir do fato dessa imagem de rainha ter prevalecido por tanto tempo", disse ela na época do lançamento sobre a música "The Queen is Back".
 
Em julho do ano passado, ela se reuniu em um estúdio de Los Angeles com seu sobrinho, o rapper e produtor O'Mega Red. Juntos, eles lançaram a música "Angel".

Além da música, Summer também se aventurou no cinema. Em 1978, ela atuou no filme "Até que Enfim é Sexta-Feira" como uma cantora aspirante de disco. Na década de 1990, Summer ainda apareceu na série de TV "Family Matters".

Nos anos 80, Donna Summer se casou com o vocalista do grupo The Brooklyn Dreams, Bruce Sudano, com quem teve duas filhas.