Topo

Los Hermanos mostra sintonia com o público na estreia da temporada de shows no Rio

Marcelo Camelo durante show do Los Hermanos na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (24/5/12) - Renato Damião
Marcelo Camelo durante show do Los Hermanos na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (24/5/12) Imagem: Renato Damião

Renato Damião

Do UOL, no Rio

25/05/2012 03h10

Nem precisou Marcelo Camelo dizer as primeiras palavras de “O Vencedor” para a plateia que lotou a Fundição Progresso nesta quinta (24), no Rio, emendar um coro que fez a voz do cantor sumir. O músico chegou a parar de cantar e deixou o microfone livre para os fãs soltarem a voz e prosseguirem a canção. Esse foi o tom que marcou todo o primeiro show da temporada carioca da turnê comemorativa de 15 anos dos Los Hermanos.

“Muito obrigado por vocês terem vindo”, disse Camelo após se revezar nos vocais com Rodrigo Amarante em “Retrato Pra Iaiá” e "Todo Carnaval Tem Seu Fim”, esta última com direito a chuva de confetes lançados pelo público. Em 2007 foi no mesmo palco da Fundição Progresso que Camelo, Bruno Medina, Rodrigo Barba e Amarante anunciaram o hiato que durou até a banda abrir os shows do Radiohead no Brasil em 2009 e mais tarde se apresentarem juntos novamente no festival SWU, em 2010.

Durante toda a apresentação, que durou mais de duas horas e começou pontualmente às 22h, os fãs gritavam "Uh, Los Hermanos" entre uma canção e outra. O setlist revisitou os quatro álbuns lançados pelo grupo: "Los Hermanos", "Todo Carnaval Tem Seu Fim", "Ventura" e "Quatro".  A escolha passou desde as menos executadas ao vivo, como o caso de “Onze Dias” e "Descoberta" até sucessos como “A Flor” e “Casa Pré-Fabricada”.

  • Renato Damião

    Rodrigo Amarante durante show do Los Hermanos na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (24/5/12)

O único momento de silêncio aconteceu quando Amarante pediu licença para cantar a inédita “Um Milhão”. Na sequência, vieram “Mais Uma Canção” - com direito a coro de “lá lá lás” incentivado por Camelo -, “O Velho e o Moço”, “Conversa de Botas Batidas” e “Último Romance”, que Amarante dedicou à sua mãe.

No palco, a sintonia entre os músicos era tão grande quanto a com público. Além de risadas e pequenas pausas para um comentário ao pé do ouvido, Amarante não se importou em bebericar uma cerveja vez ou outra. “Isso aqui está uma beleza pura”, elogiou ele. O bis não deixou de fora "Ana Júlia", o primeiro sucesso comercial dos Los Hermanos, nem "Pierrot", que desde o início da apresentação já era pedida por alguns fãs mais exaltados.

A turnê carioca do quarteto está com todos os ingressos esgotados e vai até o dia 2 de junho. Antes do Rio, os hermanos passaram por Recife, Fortaleza, Manaus, Belém, Brasília, Salvador, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

Veja as músicas que os Los Hermanos tocaram na Fundição Progresso:

“O Vencedor”
“Retrato pra Iaiá”
“Todo Carnaval Tem Seu Fim”
“Além Do Que Se Vê”
“O Vento”
“Morena”
“Um Par”
“Casa Pré-Fabricada”
“Do Sétimo Andar”
“Azedume”
“Descoberta”
“Onze Dias”
“Sentimental”
“A Flor”
“Cara Estranho”
“Condicional”
“De Onde Vem a Calma”
“Primeiro Andar”
“A Outra”
“Deixa o Verão”
“Um Milhão”
“Mais uma Canção”
“O Velho e o Moço”
“Conversa de Botas Batidas”
“Último Romance”

Bis

“Adeus Você”
“Tenha Dó”
“Ana Júlia”
“Quem Sabe?”
“Pierrot”