Topo

Cantora Erykah Badu briga com líder do Flaming Lips por cenas de nudez em clipe

Erykah Badu manda recado  - Edu Garcia/UOL
Erykah Badu manda recado Imagem: Edu Garcia/UOL

Do UOL, em São Paulo

08/06/2012 09h50

A cantora de soul e jazz Erykah Badu usou seu Twitter para dizer que está enojada e que se sente violentada após a banda de rock The Flaming Lips ter divulgado um clipe em que ela e a irmã aparecem nuas.

Após gravar a música "The First Time Ever I Saw Your Face" em parceria com a banda, Badu aceitou gravar um clipe em que aparece nua dentro de uma banheira cheia de líquidos estranhos, que parecem sangue e um creme branco.

Em sua conta do microblog, a cantora afirma que não viu a versão bruta e que não autorizou a publicação do material. "Da próxima vez que você trabalhar com uma artista que respeita sua arte, você deveria mandar pelo menos uma versão bruta do vídeo...", disse ela, dirigindo sua reclamação ao líder da banda, Wayne Coyne.

Badu afirma que Coyne fez um vídeo chocante e utilizando nudez com a desculpa que aquilo é arte. "Você me mostrou um conceito de bom gosto imaginário. Eu acreditei nisso, mas estava enganada", escreveu ela.

A artista ainda afirma que nunca quis sentar em uma banheira cheia de líquidos que não fossem água, mas aceitou o desafio por não querer "matar" o conceito artístico de Coyne. "Como diretora, não estou impressionada. Como socióloga, entendo o seu tipo. Como colega artística, estou sem inspiração. Como mulher, me sinto violada e subestimada", disse ela.

Em seguida às reclamações de Badu, a banda emitiu um comunicado pedindo desculpas e admitiu que o vídeo não foi editado ou aprovado. "Nós aceitamos toda a responsabilidade pela publicação prematura do vídeo. Pedimos desculpas se ofedemos os expectadores".