Topo

Green Day diz que nova trilogia caminha entre som do AC/DC e o início dos Beatles

Arte da capa do primeiro álbum da trilogia "¡Uno! ¡Dos! ¡Tré!" - Reprodução
Arte da capa do primeiro álbum da trilogia "¡Uno! ¡Dos! ¡Tré!" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 11h42

O vocalista e guitarrista do Green Day, Billie Joe Armstrong, falou em entrevista à revista "Rolling Stone" sobre o novo trabalho da banda, a triologia "¡Uno! ¡Dos! ¡Tré!". O cantor admitiu que é uma experiência totalmente nova e desconhecida, mas empolgante ao mesmo tempo. "Estamos caminhando em direção ao desconhecido, eu não sei o que vai acontecer", disse. "É empolgante e tenso. Mas é mais empolgante do que qualquer outra coisa", acrescentou.

Questionado sobre o que era preciso fazer depois American Idiot e 21st Century Breakdown, ele disse que “muitas bandas cometem erros", mas que já estão achando o caminho de volta. "Nós estamos retornando, 'old-school'. É isso que estamos fazendo. Estamos encadeando o som da guitarra. Não vamos usar o amp grandioso da Marshall. Queremos algo mais energético, mais power pop, algo entre AC/DC e o começo dos Beatles", declarou

A capa do primeiro álbum, "¡Uno!", já foi divulgada e Asmstrong conta que a canção "Kill The DJ", que faz parte do disco, foi influenciada por The Clash "Sandinista!", "Sex & Drugs & Rock & Roll" de Ian Dury e por Tom Tom Club "Genius of Love". A ilustração traz o rosto do vocalista da banda com os olhos riscados, contra um fundo verde pântano (veja ao lado). As duas outras partes do novo material devem vir com imagens dos dois outros integrantes, Tré Cool e Mike Dirnt.

Sobre o momento que notaram que já tinham três discos completos, ao invés de um, o líder do Green Day disse que "as músicas não paravam de vir". As músicas simplesmente não paravam de vir. Eu disse 'Talvez um álbum duplo? Não, isso é muito moderno'. E mais músicas continuaram a vir. E um dia, eu falei para os outros: 'Ao invés de Van Hallen I, II e III, que tal se tivermos Green Day I, II e III com nossos rostos em cada uma das capas?', contou. A ideia é parecida com o álbum solo do Kiss, e Asmstrong falou que já ouviu a comparação. "Já ouvi essa (risos). O último álbum ficou muito sério. Nos quisemos deixar as coisas mais divertidas dessa vez", declarou.

Ele também revelou que a trilogia tem a característica de "banda de garagem". "Nossos dois últimos trabalhos foram álbuns de estúdio. Este, começamos a ensaiar todos os dias, construindo juntos as canções. Parecia que estávamos todos misturados, lançando ideias. Se você escutá-lo, vai achar grandioso, mas também soa como banda de garagem", observou.

A banda cancelou um show gratuito, que tinha local "secreto", onde eles fariam a estreia do novo material. A apresentação, que foi marcada para esta sexta-feira (22) na área de Burbank, em Los Angeles, foi anulada por questões de segurança, devido à possível superlotação. "Depois acompanhar a situação e percebermos que milhares de pessoas compareceriam, a nossa preocupação foi a segurança dos frequentadores, uma vez que a localização foi tornada pública", disse um porta-voz.

"¡Uno! Dos ¡! ¡Tré!" será lançado em três etapas: o primeiro álbum "¡Uno!" sai dia 24 de setembro. O segundo LP "¡Dos!" tem lançamento marcado para 12 de novembro e, finalmente, "¡Tré!" será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013. Todos ele já estão disponíveis para pré-encomenda no site oficial da banda, Greenday.com.

Assista o 'trailer' oficial de "¡Uno!" abaixo: