Unesco inaugura o Dia Internacional do Jazz

  • AP

    Stephen Stills, do grupo Crosby, Stills & Nash, toca no 39º Montreux Jazz Festival em Montreux, na Suíça (5/7/05)

    Stephen Stills, do grupo Crosby, Stills & Nash, toca no 39º Montreux Jazz Festival em Montreux, na Suíça (5/7/05)

A inauguração do primeiro Dia Internacional do Jazz acontece nesta sexta-feira, em Paris, com encontros de músicos e admiradores do gênero de todo o mundo com o pianista americano Herbie Hancock, cuja iniciativa neste sentido foi apoiada pela Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A Unesco aceitou a proposta do músico americano e proclamou 30 de abril o Dia Internacional do Jazz, cujos festejos começarão nesta sexta-feira em sua sede, em Paris, com shows, mesas redondas, oficinas e conferências. Os eventos terão a participação de nomes como o próprio Hancock, Barbara Hendricks e Ellis Wynton Marsalis.

O objetivo é destacar "as virtudes do jazz como instrumento educativo e como força de paz, de diálogo e cooperação entre os povos", segundo os organizadores.

Depois dos festejos em Paris, Hancock - músico consagrado que tocou nos anos '60 no quinteto de Miles Davis e que contribuiu para popularizar o gênero em todo o mundo - dará um grande concerto no dia 30 na praça Congo Square, de Nova Orleans, o berço do jazz.

Outro grande show será apresentado na sede da ONU, em Nova York, com Hancock, Dee Dee Bridgewater, Diane Reeves, Romero Lubamo, Esperanza Spalding, Angelique Kidjo e Zakir Hussein.

UOL Cursos Online

Todos os cursos