Topo

Shakira diz que disco novo é voltado para mulheres solteiras

Shakira na premiação American Music Awards, em Los Angeles, EUA (21/11/2009) - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Shakira na premiação American Music Awards, em Los Angeles, EUA (21/11/2009) Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

MESFIN FEKADU

Da Associated Press<br>Em Nova York

24/11/2009 12h13

Garotas solteiras, Shakira está procurando por vocês!

A cantora colombiana disse que as músicas de seu disco novo "She Wolf", lançado nesta semana, representa a mulher que está atrás do príncipe encantado.

"É uma situação muito comum para mulheres da minha idade, pelo menos minhas amigas, estar em busca do homem certo e, de alguma forma, sonhar com o príncipe que virá resgatá-la", afirmou a cantora de 32 anos. "Algumas dessas canções revelam meus próprios sonhos e fantasias, mas outras estão ligadas às experiências pelas quais minhas amigas passaram."

A vencedroa do Grammy disse que canções como "Did it Again" --de influência brasileira-- e "Men in This Town" vão atrair mulheres à procura do "escolhido".

Shakira, entretanto, não precisa lidar com essa situação. A cantora está há mais de uma década com Antonio de La Rua, filho do ex-presidente argentino Fernando de La Rua.

Em entrevista à Associated Press, a estrela falou sobre o álbum novo, relacionamentos e por que ela ainda ama sua carreira.

Pergunta: Sobre o que as letras do disco falam?
Shakira: Acho que no geral esse disco foi escrito sob uma perspectiva bastante feminina. Talvez pelo fato de hoje em dia eu me sentir mais mulher e conhecer as dificuldades e vantagens de ser mulher em minha própria pele. Acho que entendo melhor a minha mãe atualmente do que há dez anos. ...(o disco é sobre) a antiga lenda, você sabe, encontrar o homem certo...a velha história de que os homens não estão disponíveis, todos os bons já estão comprometidos.

Pergunta: Mas você está comprometida, certo?
Shakira: Sim (risos). Eu estou. Mas infelizmente nem todo mundo está, e é difícil encontrar alguém. Eu quis retratar esse outro lado da realidade feminina, e "Did it Again" é sobre repetir sempre os mesmos erros, que é algo que nós mulheres temos a tendência de fazer devido a nossa natureza emocional, aquela natureza emotiva, romântica e sonhadora.

Pergunta: O disco tem algumas faixas dançantes. Você foi a clubes para se inspirar?
Shakira: Na verdade não. Eu moro nas Bahamas, só saio às vezes quando estou em turnê com a banda. De vez em quando vamos a clubes, mas não é algo que eu faça sempre. Vivo uma vida bem simples.

Pergunta: Você gravou outro dueto com Wyclef no disco novo. Há alguma pressão em fazer tanto sucesso quanto "Hips Don't Lie"?
Shakira: Eu sabia que seria difícil fazer uma canção do mesmo estilo de "Hips Don't Lie" e alcançar o mesmo sucesso. Quando você está em frente de uma canção com o significado que "Hips Don't Lie" tem para nós é realmente difícil, os parâmetros são muito altos e não há como satisfazer as expectativas. ...Em vez de tentar repetir a mesma fórmula, que, em primeiro lugar seria muito chato, e, em segundo, impossível de fazer. Nós não estávamos pensando em "Hips Don't Lie", estávamos pensando apenas em nos divertir...acho que a faixa é uma pequena jóia dentro deste disco. Gosto de como ela soa --é suave e sexy. E também tem uma certa fantasia.

Pergunta: Você já lançou muitos discos, o que quis alcançar com esse novo?
Shakira: Eu quis ter a certeza de que a fantasia está muito latente e fresca nas canções. Às vezes a música de hoje em dia é muito direta e dura, e eu me recuso a deixar as metáforas morrerem. E me recuso a deixar a fantasia na música morrer. Eu admiro tanto pessoas de outras décadas, como David Bowie e Michael Jackson, pessoas que estavam em contato com suas crianças interiores, suas fantasias e sonhos, que retrataram tudo isso em suas canções. Me inspiro nisso, deixo minha imaginação voar e deixo que minhas canções peguem essas ideias todas.

Pergunta: Você está no mercado há 13 anos. O que mais surpreende você quando olha para sua carreira?
Shakira: Surpreendentemente, eu ainda me preocupo muito com a minha carreira. Eu deveria me importar menos, pois faço isso há tanto tempo, mas me surpreendo com o quanto eu ainda me preocupo. Vejo esse disco como se fosse o meu primeiro. Não há diferença em como eu me sentia há 13 anos e como me sinto agora. ...Sinto que sou dona de minha própria vida.