Topo

História do ABBA é tema de mostra multimídia que abre em Londres

Bonecos representam os integrantes do ABBA em exibição em Londres (26/01/2010) - AP Photo/Joel Ryan
Bonecos representam os integrantes do ABBA em exibição em Londres (26/01/2010) Imagem: AP Photo/Joel Ryan

26/01/2010 12h59

O grupo sueco ABBA é tema de um museu e parque temático que abre nesta quarta-feira em Londres, o ABBAWORLD, com música e lembranças para satisfazer até o mais fervoroso fã do grupo.

O ABBA deu ao mundo sucessos como "Waterloo" e "Dancing Queen" e vendeu mais de 400 milhões de discos desde os anos 70, quando estava no auge, e deu origem ao musical e filme de sucesso "Mamma Mia".

Organizadores suecos dizem que o projeto será um "local para interação total" com a banda. As comemorações começam nesta terça-feira com uma festa que contará com a presença dos integrantes Bjorn Ulvaeus e Anna-Frid "Frida" Lyngstad.

"Começou com pergunta: 'Como podemos dar um grande abraço no visitante em cada sala?'", disse Magnus Danielsson, presidente da empresa por trás do ABBAWORLD. "Isso vai ser mais como ir ao 'Mamma Mia!' do que a uma mostra. Queremos que as pessoas dancem e cantem."

A exibição conta a história do ABBA em 25 salas espalhadas por 2.800 metros quadrados que mostram figurinos, uma réplica do estúdio Polar onde o quarteto gravava, e da cabana à beira do mar perto de Estocolmo onde Ulvaeus e Benny Andersson escreveram músicas da banda, e até mesmo o helicóptero que aparece na capa do disco "Arrival", de 1976.

Em uma das áreas interativas, os visitantes poderão recriar o som do grupo em uma mesa de mixagem, ou dançar e cantar com uma versão animada do ABBA feita com tecnologia de "vídeo holográfico". A loja de presentes terá camisetas, ursos de pelúcia, quebra-cabeças e CDs do quarteto.

O guia em áudio --narrado pelo ator sueco Stellan Skarsgard, que atuou no filme "Mamma Mia!"-- conta a história do ABBA, das bandas amadoras dos integrantes quando adolescentes até o estrelato mundial. A banda estourou em 1974, quando venceu a competição musical Eurovision com "Waterloo".

Os quatro integrantes se separaram nos anos 80 e disseram que não vão se reunir.

Andersson, Ulvaeus, Lyngstad e Agnetha Faltskog apoiaram a ideia do museu com a doação de objetos e entrevistas que são exibidas em telões.

Os organizadores esperam que o ABBAWORLD seja um local de peregrinação, assim como Graceland --residência de Elvis Presley-- ou o Beatles Story, em Liverpool, apesar de ser uma mostra itinerante. A ideia é levar o ABBAWORLD a outras cidades após a temporada em Londres, que deve ir até março, e criar versões novas na Austrália e Nova York até o fim do ano.

O projeto da exibição surgiu após planos fracassados para um museu permanente na Suécia.