Topo

Alex Chilton, do Big Star, morre aos 59 anos nos Estados Unidos

Alex Chilton se apresenta no festival South by Southwest, em Austin, Texas (19/03/2004) - AP Photo/Jack Plunkett
Alex Chilton se apresenta no festival South by Southwest, em Austin, Texas (19/03/2004) Imagem: AP Photo/Jack Plunkett

18/03/2010 11h36

O cantor e guitarrista Alex Chilton, que atingiu o topo das paradas quando adolescente e depois se tornou um herói cult com o Big Star, morreu na quarta-feira (17) aos 59 anos.

Chilton morreu em um hospital de Nova Orleans após sofrer complicações cardíacas, informou o amigo de longa data John Fry. A mulher de Chilton, Laura, esta abalada com a morte repentina do músico, disse Fry.

"Alex era uma pessoa muito talentosa, não apenas como músico, cantor e compositor, mas era inteligente, culto e interessado em diversos estilos musicais", disso o amigo John Fry, dono de um estúdio de gravação em Memphis.

Como o cantor adolescente do grupo de pop soul Box Tops, Chilton chegou ao topo das paradas com a canção "The Letter" em 1967. Outros hits da banda são "Coul Deep" e "Cry Like a Baby". Chilton cresceu em Memphis, e formou a banda com colegas de escola.

A curta carreira com o Big Star teve menos êxito comercial mas fez dele um herói cultuado por outros nomes do rock, como deixa claro o título de uma canção do Replacements, "Alex Chilton". Os três discos lançados pelo Big Star na década de 70 foram incluídos na lista dos 500 maiores discos da revista "Rolling Stone".

Em uma entrevista à Associated Press em 1987, Chilton afirmou que não se importava em não ter feito sucesso com o Big Star e depois em carreira solo.

"O ideal seria ganhar muito dinheiro e não ser conhecido", disse. "Fama traz muita bagagem para ser carregada junto. Eu não quero ser como Bruce Springsteen. Não preciso de tanto dinheiro e de 20 seguranças comigo."

"Se eu ficasse muito famoso, os críticos provavelmente não gostariam tanto de mim", afirmou Chilton.

"Chilton deveria se apresentar com o Big Star neste sábado (20) no festival South by Southwest, em Austin Texas.