Topo

"Rock Band" do Green Day é como "Mortal Kombat" com guitarras, diz vocalista da banda

Os integrantes do Green Day na estreia do musical "American Idiot", em Nova York (20/04/2010) - Getty Images
Os integrantes do Green Day na estreia do musical "American Idiot", em Nova York (20/04/2010) Imagem: Getty Images

JOHN CARUCCI

Da Associated Press, em Nova York

02/06/2010 12h36

Com um musical de sucesso na Broadway e agora sua própria edição do jogo "Rock Band", o Green Day se consolida como uma grife do punk rock. "Eu apenas gosto de diversificar e experimentar coisas novas", disse o vocalista do grupo, Billie Joe Armstrong.

O trio vencedor do Grammy é, ao lado dos Beatles, o único grupo a ter seu próprio "Rock Band". O jogo chega às lojas norte-americanas na próxima terça-feira (8). "É como uma máquina de karaokê glorificada", disse Armstrong. "Ou como 'Mortal Kombat' com guitarras."

À medida em que os jogadores progridem no jogo, ganham acesso a conteúdos de arquivo da banda, entre os quais estão imagens raras e um vídeo inédito com mais de 40 minutos de duração. Há ainda apresentações ao vivo, sobras de estúdio, entrevistas e mais. Você vê imagens antigas nossas e velhas performances, coisas que ninguém viu em 20 anos", disse o cantor.

Pedaços dessas apresentações antigas ajudaram a recriar a energia da banda ao vivo. Os desenvolvedores do jogo assistiram a muitas horas de imagens para acertar, e usaram dublês para aperfeiçoar as versões em computador do trio.

"Até onde os games podem ir, é muito próximo", disse Armstrong. "Os Beatles escreveram algumas das maiores canções da história, mas não foi muito desafiador imitar seus movimentos (no 'Rock Band'), já que eles não se moviam tanto assim."

Sobre as versões digitais dos músicos do Green Day, o consenso foi positivo. "Oh, nós somos muito sensuais no computador", disse o baterista Tre Cool. Já o baixista Dirnt brincou: "Não sei se colocaram espinhas o suficiente em mim."

No game, os jogadores se apresentam em três locais diferentes, cada um deles importante para a banda. Há o clube punk rock, uma representação dos diversos lugares onde o Green Day tocou no começo da carreira; o teatro Fox, localizado na cidade natal da banda, Oakland, e o local do primeiro show em um estádio.

"O estádio Milton Keynes foi muito importante para nós. Foi o show filmado para 'Bullet in a Bible'", disse Dirnt, em referência ao DVD ao vivo gravado em 2005 durante a turnê "American Idiot".