Topo

Criticado por palavrão em nova música, Cee-Lo se defende e lança versão editada

Rapper Cee-Lo Green durante entrevista em Beverly Hills, nos Estados Unidos (07/08/2010) - Getty Images
Rapper Cee-Lo Green durante entrevista em Beverly Hills, nos Estados Unidos (07/08/2010) Imagem: Getty Images

MESFIN FEKADU

De Nova York

30/08/2010 19h23

O rapper norte-americano Cee-Lo Green, integrante do Gnarls Barkley, vem sendo criticado pelo "mau gosto" de seu novo single "Fuck You", mas o músico diz que a canção é, na verdade, uma obra de arte. "O que eu tentei fazer é um produto de arte, então eu ainda acredito que [a música] pode ser classificada como arte porque é original", ele disse em uma entrevista.

Cee-Lo Green - "Fuck You"

A música se chama "Fuck You" e nela Cee-Lo diz a palavra 16 vezes em 3 minutos e meio em um groove retrô. O vídeo divulgado é um painel colorido com a letra e foi visto mais de 3,7 milhões de vezes nos últimos 11 dias na página do cantor no YouTube. Um clipe oficial será lançado nesta semana e a música vai sair no próximo disco de Cee-Lo, "The Lady Killer", no dia 7 de dezembro.

Embora a música tenha recebido boas resenhas, também foi muito criticada por conter palavrões. Dan Isett, diretor de políticas públicas do Conselho Televisivo de Pais, disse em comunicado que a música é "apenas o exemplo mais recente da indústria de entretenimento que está indo para o fundo do poço".

Mas Cee-Lo disse que ele está tentando elevar a música com esta canção, e que isso é algo que a indústria da música não faz o suficiente. "O sistema não defende a arte, por assim dizer, mas promove produtos. E há uma diferença definitiva entre arte e produto", ele disse. "Eu ainda tenho que sentar e tentar escrever algo para tocar no rádio. Eu nunca fiz isso, não conscientemente".

Ainda assim haverá uma versão editada para o rádio: "Forget You" ("Esqueça", em português). Cee-Lo diz que ela não estava em seus planos iniciais. "Não estávamos vendo essa música como um hit para o rádio. Isso aconteceu pouco antes de considerarmos fazer uma versão mais limpa para este caso", contou.

Cee-Lo é mais conhecido como a outra metade do Gnarls Barkley, vencedor de Grammy, donos do hit clássico instantâneo "Crazy". Ele apareceu pela primeira vez na cena musical em 1995 com o grupo de hip-hop Goodie Mob.