Topo

Erykah Badu e Rick Ross participam de show em homenagem a Tupac

Jonathan Landrum Jr.

17/06/2011 08h14

Atlanta - Embora o rapper Rick Ross não tenha tido uma figura paterna ao crescer, ele encontrou orientação através de muitas músicas de Tupac Shakur (ouça na Rádio UOL), que o ensinou a encarar a vida quando era jovem.

Então quando Ross foi convidado para se apresentar na celebração do que seria os 40 anos de Tupac na noite desta quinta-feira (16), o músico não hesitou em subir ao palco para prestar homenagem ao rapper que ele considera um exemplo.
 
"Tupac foi como um pai para muitos caras como eu", disse Ross para um público de aproximadamente 500 pessoas no Atlanta Symphony Hall, após ele e Meek Mills apresentar o single "Tupac Back".
 
Ross, ao lado da cantora Erykah Badu, do músico de jazz Roy Ayers, do rapper Bun B e do grupo 8Ball & MJG, tocou para arrecadar dinheiro para a fundação Tupac Amaru Shakur, com o objetivo de ajudar estudantes a desenvolver suas habilidades nas artes.
 
O comediante Mike Epps foi o anfitrião e entregou um cheque de US$ 10 mil para a mãe de Tupac, Afeni Shakur, que irá para a fundação. Os presentes ficaram de pé e aplaudiram a doação.
 
"Nós celebramos mais sua vida do que sua morte", disse a atriz Jasmine Guy, uma amiga próxima do rapper que mostrou um vídeo para honrar sua vida e apresentar sua carreira musical. "Sua voz ainda pode ser ouvida. É incrível. Por isso é importante que mantenhamos a fundação Shakur funcionando".
 
Badu subiu ao palco para cantar diversas de suas músicas, incluindo "Bag Lady". "A vencedora do Grammy também cantou "Soldier", que foi dedicada a Afeni Shakur, que abriu um sorriso na plateia.
 
"Ele apareceu em um momento em que as pessoas não estavam procurando um salvador, elas estavam procurando por alguém que fosse parecido com elas", disse Badu. "Mas às vezes os salvadores estão apenas fazendo seu trabalho".
 
Tupac Shakur foi um dos artistas mais bem sucedidos do rap, tornando-se uma estrela ainda maior após ter lançado, direto da prisão em 1995, o disco "All Eyez on Me". Ele foi morto a tiros enquanto andava de carro em Las Vegas um ano mais tarde.
 
A comemoração de seu aniversário ocorreu enquanto a polícia de Nova York ainda investiga um anúncio online feito por um réu condenado que afirma ter roubado e atirado em Shakur em 1994 --dois anos antes de sua morte. De acordo com o site Allhiphop.com, Dexter Issac diz ter ganhado US$ 2.500 de James Rosemond para atirar e roubar o rapper.
 
O advogado de Rosemond diz que seu cliente não planejou armar uma emboscada contra Shakur.
 
"Há muitos familiares, amigos e fãs que ainda têm amor por Tupac", disse o rapper Warren G em relação à confissão de Issac. "Muitas pessoas não vão deixar isso para lá. É preciso muita coragem para um cara conseguir dizer isso agora".