Topo

Shakira é eleita a Personalidade do Ano pela Academia do Grammy Latino

CRISTINA SILVA

10/11/2011 08h23

  • Reuters

    Shakira recebe prêmio em Las Vegas (9/11/11)

A pop star internacional Shakira foi homenageada como a Personalidade do Ano de 2011 pela Academia Latina de Gravação em Las Vegas na quarta-feira (9). O prêmio foi entregue em um jantar um dia antes da 12a edição do Grammy Latino.

Grandes estrelas da música prestaram homenagem à cantora durante o show no hotel-cassino Mandalay Bay, em Las Vegas. Eles tocaram sucessos como "La Tortura" e "Estoy Aqui", em uma saudação de duas horas para uma carreira que já dura décadas e continentes.

Shakira alegremente assistiu às performances, ocasionalmente pulando na cadeira para mostrar seu apreço, ou ficando de pé para dançar em meio a um labirinto de mesas de jantar. Depois de cada canção, Shakira subiu ao palco e abraçou os artistas, que incluía o cantor venezuelano Franco De Vita, a roqueira mexicana Alejandra Guzman e a lenda da salsa Gilberto Santa Rosa.

Mas foi uma performance de seu pai, William Mebarak, a que mais emocionou. Mebarak, que se sentou ao lado de Shakira durante maior parte do show, subiu ao palco no meio da festa e cantou "Mi Niña Bonita" para sua filha.

Enquanto ele cantava, fotos dos dois eram mostradas em um telão no fundo do palco. Shakira ficou visivelmente emocionada e ficava limpando as lágrimas com um lenço. "Obrigado, papai, por essa música", disse ela mais tarde.

 cantor Marc Anthony presenteou Shakira com uma placa de cristal para marcar o dia de honra, e a chamou de amiga próxima e humanitária. "Estamos na presença de um dos seres-humanos mais especiais, um dos mais talentosos seres-humanos que você vai encontrar", disse Marc.

Shakira, que já vendeu mais de 60 milhões de CDs em espanhol e Inglês, é a pessoa mais jovem a receber o prêmio de maior prestígio da Academia Latina de Gravação. Homenageados anteriores incluem Carlos Santana, Gloria Estefan e Ricky Martin.

"Vou levar esta noite comigo sempre", disse ela depois de receber o prêmio. "É uma honra que não tenho a certeza se mereço, mas vocês me fizeram muito feliz".

Ela terminou a noite com uma performance de "En Barranquilla me Quedo", uma celebração à sua cidade natal que era cantada pelo falecido colombiano Joe Arroyo.

Ainda esta semana, Shakira recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Na cerimônia, ela foi homenageada por sua carreria profissional e trabalhos filantrópicos.