Topo

White Stripes ameaça processar Força Aérea dos EUA por uso de música

Os integrantes do White Stripes, Jack e Meg White, posam para foto - Divulgação
Os integrantes do White Stripes, Jack e Meg White, posam para foto Imagem: Divulgação

09/02/2010 18h16

O grupo de rock americano White Stripes está ameaçando processar a Força Aérea norte-americana, alegando que os militares usaram, sem autorização, uma canção do grupo em um comercial de televisão.

Em uma declaração no seu site, a dupla disse que se sente insultada e tem profundas objeções ao uso da música em um anúncio durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol norte-americano, no domingo (7).

O sucesso do grupo "Fell In Love With A Girl" teria sido regravado, alegam Jack e Meg White, para o comercial da Air Force Reserve. Os dois disseram que "tomarão providências sérias para suspender o anúncio contendo esta canção".

A declaração diz: "acreditamos que nossa canção foi regravada e usada sem permissão dos White Stripes, de nossas editoras, selo ou empresário. O White Stripes se sente insultado e tem profunda objeção a que a Força Aérea apresente esse anúncio com implicações de que nós licenciamos uma de nossas canções para incentivar recrutamento durante uma guerra que não apoiamos".

A nota diz ainda que "o White Stripe apoia os militares desta nação, em casa e durante períodos em que nosso país precisa e depende deles. Simplesmente não queremos ser um dente na engrenagem do conflito atual e temos esperanças de que nossas tropas voltem para casa rápido e em segurança".

O anúncio é parte de uma campanha de recrutamento da Air Force Reserve, cujos 67 mil integrantes oferecem suporte à Força Aérea principal. Seus homens estão envolvidos em missões no Iraque e Afeganistão, e também em outras operações, como por exemplo a ajuda às vítimas do recente terremoto no Haiti.

A Air Force Reserve não estava disponível para comentar a declaração do grupo.