Topo

Sensação na internet, "pior música de todos os tempos" fica entre as 25 mais vendidas no iTunes

A cantora norte-americana, que estourou na internet, Rebecca Black - Reprodução
A cantora norte-americana, que estourou na internet, Rebecca Black Imagem: Reprodução

21/03/2011 15h30

A canção Friday ("sexta-feira", em inglês), interpretada por uma adolescente norte-americana e descrita por críticos como a "pior música de todos os tempos", se transformou em uma sensação na internet, com mais de 29 milhões de reproduções no site de vídeos YouTube. 
 
Mas ela pode sair ganhando, apesar das críticas. Em 15 de março, pouco mais de um mês depois que o vídeo de "Friday" foi colocado no You Tube, ela escreveu em seu perfil no Twitter: "Minha música 'Friday' já está disponível no iTunes!!! Obrigada por todo o apoio. Beijos!" 
 

Rebecca Black - "Friday"

Nesta segunda-feira (21), a música chegou ao 25º lugar na lista de mais vendidas da loja da Apple. "Never Say Never", a nova música de Justin Bieber, está na 29ª posição. 
 
O sucesso de Rebecca Black, de 13 anos, fez com que a música e a autora fossem um dos assuntos mais comentados no Twitter. O fenômeno também foi alvo de discussão em sites e revistas especializados.
 
A maior parte dos comentários ridiculariza a letra da canção, em que a adolescente repete versos como "ontem foi quinta-feira, quinta-feira, hoje é sexta-feira, sexta-feira", "tenho que ir para o ponto de ônibus, tenho que pegar o ônibus e ver meus amigos" e "estamos tão ansiosos, tão ansiosos".
 
No entanto, muitas pessoas também criticaram a voz de Black --modificada digitalmente pelo Auto-Tune, programa de correção da afinação de vozes utilizado por diversos artistas pop americanos-- e o videoclipe da música, que tem baixo orçamento e usa efeitos visuais simples.
 
Em entrevista ao canal de TV americano ABC na última sexta-feira, Rebecca Black disse que sentiu que estava sofrendo cyberbullying e que chorou quando viu os comentários sobre sua música no YouTube. 
 
O repórter da rádio BBC 1, Dan Whitworth, diz que muitos pais estão dispostos a pagar o que for preciso para fazer com que pelo menos um de seus filhos se torne o novo Justin Bieber. O astro da música americano, que acaba de completar 17 anos, foi descoberto no YouTube e, em seguida, assinou contrato com o cantor e produtor Usher.
 
Musical na escola 
A música de Rebecca Black foi produzida por uma empresa de Los Angeles chamada Ark Music Factory, que se define como "selo de gravação independente". Em sua página na internet, a empresa diz que seu principal objetivo é descobrir futuros artistas e produzir "a próxima grande estrela".
 
O perfil de Rebecca no site a descreve como "uma garota de 13 anos que adora se divertir". "Ela adora cantar, dançar e representar e está sempre querendo tentar algo novo", diz o site, destacando também que ela conseguiu o papel principal do musical "Oklahoma!" em uma montagem em sua escola. 
 
Os custos de gravação e produção das músicas na Ark Music Factory geralmente são pagos com investimentos dos pais dos adolescentes.