Elton John se apresenta na abertura da 10ª edição do Festival de Tribeca
-
Kevin Winter/Getty Images
O músico Elton John se apresenta na première de "Gnomeo and Juliet" em Los Angeles (23/1/2011)
Nova York (EUA) - O Festival de Cinema de Tribeca abre nesta quarta-feira sua 10ª edição com a estreia do documentário de Cameron Crowe "The Union" e um show do britânico Elton John, protagonista do filme com a lenda do rock Leon Russell.
O documentário narra o processo de composição e gravação do esperado álbum que Elton John gravou com quem fora seu ídolo no início de sua carreira, a lenda musical, Leon Russell.
Depois da estreia mundial do filme que será exibida ao ar livre se a previsão do tempo permitir, Elton John deve oferecer um show gratuito.
O festival abraça assim a música na abertura de uma edição especial por tratar-se da décima, mas que também lembra que há uma década Nova York sofrou a pior catástrofe de sua história: os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas.
Foi precisamente a vontade de motivar seus habitantes e de revitalizar o sul de Manhattan, onde ficava o World Trade Center, que levou o ator Robert De Niro e outras personalidades a criar um festival no bairro de Tribeca.
Com esse objetivo em mente, os organizadores prepararam para este ano uma inauguração "fora do comum para a mostra", pois se programou, pela "primeira vez na história do festival" um evento comunitário, gratuito e aberto ao público.