David Bowie

David Bowie completa cinco anos afastado da música e rumores sobre aposentadoria aumentam

Carlos Gosch

De Madri

Em maio de 2006, David Bowie disse que estava "farto" da indústria musical e anunciou que tiraria um ano sabático. Depois de mais de cinco anos quase sem notícias suas, milhões de fãs se perguntam o que aconteceu com um dos artistas mais influentes do nosso tempo.

O clamor dos admiradores se intensificou depois que Paul Trynka, autor de uma nova biografia sobre o músico, afirmou recentemente que o prolongado silêncio de Bowie, de 64 anos e que lançou seu último álbum ("Reality") há oito anos, deve ser interpretado como uma aposentadoria.

De fato, oito anos de inatividade representam muito tempo em uma das carreiras mais frutíferas e inspiradoras da história da música, que criou tendências e se tornou referência de várias gerações.

David Robert Jones (Londres, 1947) deixou os palcos de forma abrupta. Em junho de 2004, teve de operar o coração devido a uma obstrução arterial após sofrer uma dor muscular durante um show. Um bom susto que o obrigou a cancelar sua turnê europeia.

"Quero me recuperar de tudo para retornar ao trabalho", disse Bowie após a operação, enquanto seus empresários anunciavam que já preparava as canções de um novo álbum.

Mas, desde então, quase não foi visto. O músico protagonizou apenas algumas aparições relâmpago, como as que fez de surpresa em 2004 em um show do guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, e em um festival beneficente, ao lado da cantora Alicia Keys.

Depois fez o anúncio de que estava "farto da indústria". Bowie disse que precisava de tempo para descansar e que tiraria um ano sabático no qual não sairia em turnê, nem gravaria nenhum disco.

Durante 12 meses, se dedicaria a passear e a assistir filmes, declarou em comunicado, no qual também exaltava sua capacidade de ver até três filmes de Woody Allen de uma só vez.

O músico saiu de sua caverna para participar de algumas faixas do álbum de canções de Tom Waits que a atriz Scarlet Johansson lançou em 2008 e para acompanhar seu filho, Duncan Jones, no lançamento de "Lunar", sua estreia como diretor de cinema.

Enquanto isso, sua gravadora, EMI, seguiu relançando álbuns, à espera de um novo disco que não chegou nunca.

As últimas declarações públicas do músico foram para desmentir em seu site (davidbowie.com) sua participação em um filme de comédia ao lado de Mick Jagger, uma colaboração com o rapper Jay Electronica, além de denunciar perfis falsos criados no Twitter.

Mas nem uma palavra foi dada sobre sua suposta aposentadoria antecipada, apesar das súplicas de revistas especializadas como "New Musical Express", que há pouco implorava que não abandonasse ainda a atividade musical.

"Seria um milagre se ele retornasse", afirma Paul Trynka ao comentar um possível retorno do autor de "Heroes".

UOL Cursos Online

Todos os cursos