Demi Lovato desfruta o sucesso do disco "Here We Go Again"; leia entrevista

GARY GRAFF
The New York Times Sindycate

Demi Lovato estava no meio de uma oração pré-concerto quando recebeu a notícia de que seu segundo álbum, “Here We Go Again”, tinha estreado em primeiro lugar na parada Billboard 200.

“Eu estava rezando com meu pai e o telefone dele tocou”, lembra a cantora e atriz, que completou 17 anos em 20 de agosto. “Ele olhou para o alto, me passou o telefone e... O que posso dizer? Eu fiquei muito feliz.”

“Eu senti que ele estava indo muito bem, apenas vendo o público em cada show. Eu perguntava: ‘Quem vai ouvir o novo álbum?’ e via um mar de mãos, então eu sabia que ele estava vendendo bem. Mas eu não tinha ideia de que estava vendendo tão bem.”

O sucesso inicial do novo álbum é apenas uma das muitas coisas que estão indo bem na carreira de Lovato, uma que a tem mantido extremamente ocupada enquanto pula de um projeto para outro.

Enquanto ela desfruta do sucesso de “Here We Go Again” e da turnê de divulgação do álbum, Lovato está se preparando para filmar “Camp Rock 2”, a sequência de seu filme de 2008 para o Disney Channel com os Jonas Brothers. Em fevereiro, ela lançou sua própria série no Disney Channel, “Sunny entre as Estrelas”, e se juntou à amiga Selena Gomez em “Programa de Proteção para Princesas”, outro filme do Disney Channel.

Tudo isso certamente a mantém ocupada, mas ela não está se queixando.

“Eu sinto que ficaria entediada se não tivesse algo para fazer”, diz a cantora e atriz, que geralmente é acompanhada por seu padrasto ou mãe no set de filmagem e em turnê. “Mesmo quando tenho um tempo livre, eu procuro fazer algo que possa me beneficiar de alguma forma. Tipo, eu tive um dia de folga na América do Sul e pensei: ‘Ok, vamos malhar! Vamos fazer algo!’”

“Eu detesto ser preguiçosa. É bom, é claro –todo mundo precisa de tempo para relaxar– mas, ao mesmo tempo, o que a preguiça produz? Nada.”

Um benefício colateral de todo o trabalho, ela acrescenta, é que isso a mantém longe de problemas e, principalmente, longe dos tablóides. Lovato teve apenas problemas menores com a notoriedade das celebridades, principalmente quando ela e Gomez foram fotografadas posando de forma provocadora de biquíni e quando ela reconheceu ter rompido com Trace Cyrus, um membro da banda de rock Metro Station, que por acaso é o irmão mais velho de sua colega de Disney, Miley Cyrus.

“Não é preciso estar envolvida em problemas para estar em Hollywood. É triste, porque tanta gente atualmente se envolve em problemas por se deixarem levar pelo turbilhão dessa coisa toda, mas é possível ficar longe de problemas. Eu quero ser uma dessas pessoas.”

“Sabe como é, eu sou uma adolescente. Eu não vou ficar sentada aqui dizendo que sou perfeita. Às vezes me atraso, eu cometo erros e às vezes respondo para meus pais. Mas em grande parte, quando você trabalha todo dia, você não tem tempo para se meter em confusão.”

“E isso também não tem apelo para mim”, ela acrescenta. “Quando deixo o trabalho após 11 horas, a primeira coisa em que penso é: ‘Ok, eu quero jantar com minha família’, porque sinto falta dela. O sentimento não é: ‘Vamos para a balada!’ Eu estou cansada...”

Nascida em Dallas, Demetria Devonne Lovato, a segunda de três filhas, tem como influência dominante sua mãe, Diana, que cantava música country. Sua mãe também já foi uma líder de torcida do Dallas Cowboys, apesar disso não ter tido um impacto imediato sobre sua filha.

“Nós sempre tivemos fotos dela uniformizada em nossa casa”, lembra Lovato, “de forma que não me lembro de a certa altura ter pensado: ‘Oh, você foi uma líder de torcida?’ Eu apenas me lembro de pensar: ‘Nossa, eu quero que minha aparência seja assim’, porque ela era, e ainda é, muito bonita”.

Sem causar surpresa, Lovato jura fidelidade eterna aos Cowboys, apesar de também dizer que detesta futebol.

Após a separação de seus pais em 1994, com seu pai se mudando para o Novo México, Lovato começou a disputar concursos de beleza infantis, onde ela descobriu seu amor pelo canto. Ela também começou a estudar com uma professora de teatro e no final arrumou uma empresária, e aos 6 anos se juntou ao elenco do programa infantil “Barney e Seus Amigos” (2002-2004).

E não, ela não ficou traumatizada com o grande dinossauro roxo.

“Eu amava o Barney”, diz Lovato, que conheceu Gomez durante os testes. “Apesar de que, independente de quanto eu cresça, qualquer pessoa em uma fantasia de animal gigante ainda me deixa agitada.”

“Barney e Seus Amigos” provou ser uma plataforma de lançamento eficaz para a carreira de atriz de Lovato. Optando por uma educação em casa após ser perturbada por outros alunos na escola, ela obteve papéis nas séries de TV “Prison Break” (2006) e “Just Jordan” (2007). Ela acrescentou a música à mistura na minissérie “Hora do Intervalo” (2007) da Disney, que incluía algumas canções próprias de Lovato.

“Camp Rock” (2008) –no qual ela interpretava a cantora aspirante Mitchie Torres, o interesse romântico do personagem de Joe Jonas– lhe rendeu destaque tanto na tela quanto na trilha sonora, que incluía “This Is Me”, um dueto com os Jonas que chegou ao Top 10.

A ligação com os Jonas prosseguiu em seu álbum de estreia, “Don’t Forget” (2008), que os irmãos co-produziram, assim como dividiram a composição de seis das faixas e tocaram na faixa título.

“Demi é uma cantora incrível e as canções dela são ótimas”, disse Kevin Jonas em uma entrevista separada. “Ela definitivamente quer ser uma artista. Ela quer tocar, ela quer cantar, ela quer compor. Trabalhando com ela, era possível ver isso. Nós pudemos ver o mesmo tipo de paixão que temos, então foi muito legal trabalhar com ela.”

“Don’t Forget” estreou no segundo lugar na parada Billboard 20 e vendeu quase 500 mil cópias. Foi um bom começo, mas Lovato, que também contribuiu com canções para uma série de compilações da Disney, tinha outras ambições quando começou a trabalhar em “Here We Go Again”.

“Eu acho que ‘Don’t Forget’ soava muito como os Jonas. Tinha mais a cara deles, o que foi ótimo para meu primeiro álbum. Eram canções ótimas e fiquei muito orgulhosa com elas. Mas este álbum tem mais a minha cara.”

“É mais pessoal, tem muito mais soul. Algumas das canções talvez não peguem tão facilmente, mas eu deposito muita paixão na minha música, especialmente neste álbum.”

Mas não está presente no álbum a mais provocativa de suas novas canções, “For the Love of a Daughter”. Composta em parceria com William Beckett do grupo de rock The Academy Is..., a canção “trata de meu relacionamento com meu pai biológico, sobre o qual nunca realmente falei”, diz Lovato. “A parte mais difícil foi ir até minha mãe e dizer: ‘Mãe, não surte, mas eu compus essa canção...’”

No final, entretanto, Lovato e as pessoas que cuidam de sua carreira decidiram que era cedo demais para aquilo.

“Não é realmente uma canção que os pais vão querer explicar para suas filhas de 7 anos”, ela disse, “assim como não quis explicá-la para minha irmãzinha. Eu acho que é melhor que meus fãs cresçam um pouco para que eu possa lançar essa canção. No momento, é cedo demais”.

Lovato, que reconhece um gosto por heavy metal, ainda tem muito sobre o que falar em “Here We Go Again”. A faixa título e primeiro single é uma das duas canções do álbum que ela não compôs em parceria, mas a cantora e atriz diz que mesmo assim “realmente me relacionei com a letra e amei o estilo da canção. Eu adoro atingir notas altas nas canções, de forma que não podia deixá-la de lado. Eu cantei e simplesmente adorei.”

Ela compôs “Stop the World” com Nick Jonas, que ela diz ser “um grande compositor. Nós sempre comporemos juntos”. Ela trabalhou com John McLaughlin, um favorito pessoal –“Eu virei fã desde que ouvi a música dele”– que também conta com sua própria carreira. Lovato também compôs duas canções com John Mayer, apesar de apenas uma, “World of Chances”, ter entrado no álbum.

“Ele é o cara mais legal do mundo. Ele é incrível. Ele me deu muitos conselhos excelentes, e me senti muito bem em poder conversar com alguém que já passou por toda a porcaria que a fama traz. Foi ótimo ter uma sessão de aconselhamento como essa e também poder trabalhar com alguém tão talentoso.”

Assim que sua atual turnê terminar, Lovato retornará à carreira de atriz –começando com “Camp Rock 2” e com a segunda temporada de “Sunny entre as Estrelas”– mas ela diz que estará contando os dias para que possa novamente se concentrar em sua música.

“Eu prefiro a música (do que a carreira de atriz). Quando tiver um dia ruim, eu vou me voltar para a música. Há uma canção rolando constantemente na minha cabeça, enquanto eu não tenho um roteiro constantemente na minha cabeça, nem um monólogo.”

“Eu sinto que a música é algo constante, enquanto o trabalho de atriz eu posso ligar e desligar. Mas é a música que está correndo no meu sangue o tempo todo.”

(Gary Graff é um jornalista free-lance baseado em Beverly Hills, Michigan)
 

Tradutor: George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos