UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

17/06/2004 - 15h03
Chico Buarque completa 60 anos neste sábado (19)

da Redação

Neste sábado (19) o cantor, compositor e escritor Chico Buarque completa 60 anos de idade.

Um dos mais importantes nomes da música brasileira nos últimos 40 anos, Chico Buarque ganhou importância sem se prender a um único gênero musical do país. O compositor trafega pelo universo da bossa nova, samba e MPB com a mesma desenvoltura, e se destacou por suas harmonias e letras sofisticadas, que renderam clássicos da música brasileira, como "Apesar de Você", "Construção", "O Que Será" e "Vai Passar", entre outras.

Desde 1991, Chico tem consolidado ainda uma carreira literária de sucesso, com seus livros "Estorvo", Benjamim" e "Budapeste", o último, lançado este ano, será traduzido para 15 idiomas.

Francisco Buarque de Hollanda nasceu em 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro. Filho do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Cesário Alvim --e sobrinho do famoso dicionarista Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira--, durante a infância morou em São Paulo, Rio e também na Itália.

Em 1965 lançou seu primeiro compacto, com a canção "Pedro Pedreiro". No ano seguinte, ganhou fama nacional com a vitória de sua música "A Banda" no 2º Festival Internacional da Canção. A música, interpretada por Nara Leão, dividiu o primeiro lugar com "Disparada", de Théo de Barros e Geraldo Vandré. Seu primeiro disco, que leva seu nome e traz "A Banda", foi lançado no mesmo ano.

Em 1969 mudou-se para a Itália com a mulher, a atriz Marieta Severo, num auto-exílio que durou cerca de um ano, após o decreto do AI-5, medida do governo militar brasileiro que suspendeu direitos políticos e habeas-corpus no país.

De volta ao Brasil, em 1970, continuou a lançar discos importantes, entre eles o álbum "Construção", de 71, que trazia, além da faixa-título, "Samba de Orly", composta com Toquinho e Vinicius de Moraes. Durante sua carreira, Chico estabeleceu ainda parcerias com Tom Jobim, Edu Lobo e Caetano Veloso, entre outros figurões da música brasileira.

Em 1998, o músico foi homenageado pela Mangueira, no Carnaval carioca, com um samba enredo que venceu o desfile. No mesmo ano lançou seu álbum mais recente de músicas inéditas, "As Cidades".

No início dos anos 2000 seu primeiro romance, "Estorvo", de 91, ganhou as telas de cinema, e, em 2004, foi a vez de "Benjamim".

Seu mais recente disco é "Chico Buarque ao Vivo", de 99.



Veja biografia de Chico Buarque
Conheça discografia no Cliquemusic
Artistas cantam Chico na TV UOL
Veja letras e cifras de canções
Caixa com 12 CDs chega às lojas
Cantor prefere rotina caseira
Lançamentos homenageiam data
Exílio na Itália será tema de tese
Como escritor, faz 'fortuna crítica'
Folha Explica Chico Buarque

ÍNDICE DE REPORTAGENS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL