UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

05/07/2004 - 19h11
Nouvelle Vague toca punk e new wave com banquinho e violão em seu primeiro CD

FERNANDO KAIDA
UOL Música




Joy Division e Tom Jobim, The Cure e João Gilberto, punk, new wave e bossa nova. Artistas e estilos musicais que quando colocados lado a lado causam estranheza. Mas foi nessa matéria prima heterogênea que a banda francesa Nouvelle Vague foi buscar material para seu primeiro disco.

O projeto criado em 2003 pelos músicos Marc Collin e Olivier Libaux aproxima o som energético e agressivo do punk e new wave da suavidade da bossa nova e do jazz, e cria híbridos que à primeira audição desconcertam por sua estranha beleza.

"Nouvelle Vague", o disco, reúne 13 regravações de bandas como Depeche Mode, Undertones, XTC, The Clash e Cure. O repertório inclui não apenas clássicos, como "Love Will Tear Us Apart" (do Joy Division), mas também canções menos conhecidas, como "In a Manner of Speaking" (do Tuxedomoon), todas regravadas com a participação especial de uma série de jovens cantoras, uma delas a brasileira Eloisia.

Não é por acaso que a banda tomou seu nome do movimento de cinema francês Nouvelle Vague, dos anos 60. Contemporâneo da bossa nova, diversos cineastas desse grupo utilizaram a música brasileira como trilha de seus filmes. Além disso, o nome do movimento, que ao pé da letra quer dizer "nova onda", além de ser tradução literal de "new wave" virou também sinônimo de bossa nova na França.

Em entrevista exclusiva à UOL Música, por e-mail, o produtor Marc Collin fala do disco do Nouvelle Vague, música brasileira e o repertório do CD, por enquanto lançado apenas na França. Leia abaixo os melhores trechos da entrevista.

Por que vocês escolheram apenas músicas do punk e new wave? Como vocês decidiram que canções e grupos deveriam ser regravados?
Escolhemos as nossas músicas preferidas de quando éramos jovens, época em que esses movimentos estavam no auge, e escolhemos aquelas que traziam escondidas belas melodias.

Quais são seus artistas brasileiros favoritos?
Eu amo a bossa nova dos anos 60, especialmente as canções de Tom Jobim interpretadas por João Gilberto. Também sou grande fã de Caetano Veloso e todo o movimento tropicalista. Recentemente, vi um show de Cibelle Cavalli e fiquei impressionado!

As cantoras que vocês chamaram para o disco conheciam as músicas originais? Como foram as gravações?
Na verdade, a maioria das garotas não conhecia as músicas originais. Nós achamos que seria melhor se elas não ouvissem as canções antes de gravá-las. Nós apenas tocamos as músicas no violão e demos as letras para que elas cantassem do seu jeito.

É verdade que uma das cantoras é brasileira?
Sim, a Eloisia. Ela é do Rio de Janeiro. E como ela não fala inglês, o sotaque dela nas músicas fica ótimo.

Você recebeu algum comentário sobre as regravações dos artistas originais?
Eu trabalhei no verão passado com o Tuxedomoon e dei um CD para eles. Eles gostaram bastante.

Quando o disco será lançado fora da França?
Ele será lançado internacionalmente pelo distribuidor de nosso selo, o Peacefrog. Por enquanto, foi lançado apenas na França. Sairá também no Reino Unido --em agosto--, Alemanha e Japão.

Você pretende continuar a fazer esse tipo de versões em ritmo de bossa ou acha que essa é uma idéia apenas para um disco?
Acho que vamos fazer mais um disco do Nouvelle Vague, mas primeiro queremos viajar para mostrar o projeto ao vivo.

Ouça músicas no site oficial do Nouvelle Vague

Assista a entrevista com Cibelle Cavalli na TV UOL (3/7/2003)

ÍNDICE DE REPORTAGENS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL