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Reportagens Especiais

13/12/2004 - 17h39
Excluído dos relançamentos, primeiro disco de Roberto Carlos chega a R$ 3 mil; ouça

ANTONIO FARINACI
Editor de UOL Música


Reprodução

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Capa de "Louco por Você", de 1961

Mesmo com a série de reedições da obra de Roberto Carlos em CD, em comemoração aos seus 45 anos de carreira, ainda não será desta vez que o primeiro disco gravado pelo cantor, "Louco por Você", de 61, voltará ao mercado.

Considerado por colecionadores como um dos discos nacionais mais raros, e cercado de rumores de que o próprio Rei o teria "renegado", "Louco por Você" chega hoje a atingir o preço de R$ 3.000, mas apenas em lojas especializadas.

O preço é até modesto, perto de raridades estrangeiras, como gravações de de Elvis, que podem chegar a US 10 mil (cerca de R$ 28 mil), mesmo assim, coloca "Louco por Você" como um dos discos brasileiros mais caros, ao lado da edição original em vinil de "Coisas", de Moacir Santos, relançado recentemente em CD.

Não há explicações oficiais para o não relançamento até hoje desse disco, que, produzido pelo "rei da pilantragem" Carlos Imperial, mostra uma fase pouco conhecida de Roberto Carlos, pré-jovem guarda, em que o cantor se dedicou a um repertório de boleros, tcha-tcha-tchas, baladas e até bossa nova, ainda completamente à parte do iê-iê-iê que o consagraria anos mais tarde.

Entre colecionadores, circula a versão de que "Louco por Você" não teria sido relançado por uma interdição do próprio cantor. "O disco não foi relançado porque Roberto não gosta dele", explica Marcelo Giacomo, dono da loja "Discomania", um dos sebos de discos mais conhecidos de São Paulo.

Em entrevista recente, no entanto, Roberto Carlos chegou a admitir a possibilidade de que o disco seja reeditado: "Agora que estamos relançando meus discos, podemos ver", declarou o cantor em coletiva que marcou o lançamento da primeira das cinco caixas de discos comemorativas de seus 45 anos de carreira, na última sexta (10), no Rio.

A gravadora Sony, por sua vez, detentora dos direitos sobre o disco (que foi lançado à época pela Columbia), afirma, por meio de sua assessoria, que não há planos para o relançamento.

Outra "lenda" que cerca o disco, dá conta de que o cantor não queria que ele fosse relançado por causa de um desentendimento que teve com Carlos Imperial, produtor do disco e "padrinho" do cantor em seu início de carreira.

E segundo o próprio Roberto, na mesma entrevista, a fase registrada nesse primeiro disco, teria fechado portas em sua carreira, pois ele passou a ser considerado por muitos um mero "imitador" de João Gilberto.

A capa do LP, aliás, é a única em toda a discografia de RC que não traz uma foto sua. A imagem --de um casal segurando uma flor-- teria sido "roubada" de um disco do tecladista americano Ken Griffin.

Por todos esses motivos, "Louco por Você" virou uma relíquia e tem o preço nas alturas, entre R$ 1.000 e R$ 3.000 (dependendo do estado de conservação), segundo Giacomo.

Enquanto a polêmica não se resolve, UOL Música traz com exclusividade as 12 faixas de "Louco por Você", resenhadas e com áudio, para você conhecer o primeiro LP da carreira de Roberto Carlos:

1. "Não é por Mim"
(Carlos Imperial/Fernando César)
Os versos finais deste bolerão de Carlos Imperial, que abre o disco, são apontados como provável causa para a interdição de Roberto à reedição de "Louco por Você". Os versos "e se (alguém) provar que eu fiz você ficar tão triste/eu saberei que existe um céu, que Deus existe", seriam contrários à crença religiosa atual do cantor, que não admite o questinamento da existência de Deus. [O livro "Roberto Carlos em Detalhes" afirma que o cantor não gosta dessa música porque teria desafinado no último verso (1º/12/2006)]

2. "Olhando Estrelas"
(Antony)
Versão da balada "Look for a Star", sucesso entre adolescentes, nos primórdios do rock, na voz do cantor Garry Miles.

3. "Só Você"
(Renato Côrte Real/Edson Ribeiro)
Embalada por um ótimo arranjo rockabilly, a letra ingênua e espirituosa desta canção termina dizendo: "Enquanto eu já vou guardando capital, você vai adiantando o enxoval". "Só Você" e a canção seguinte, "Mr. Sandman", apontam a direção que o repertório de Roberto tomaria em discos seguintes, de "Splish Splash" até "Jovem Guarda".

4. "Mr. Sandman"
(Ballard/Carlos Alberto)
Versão em português de uma balada de sucesso dos anos 50, gravada pelo grupo vocal Four Aces e pelo cantor norte-americano Marvin Gaye, entre outros.

5. "Ser Bem"
(Carlos Imperial)
Esta é talvez a música mais surpreendente do disco, em que Roberto interpreta num tom blazê e irônico, uma letra deliciosamente fútil, recheada de expressões de época, como "ser bem", "elegante da bangu", "estar 'in love'", e nomes de locais da moda, como o Sacha's e o Copacabana Palace. A música revela um lado debochado do Rei que foi pouco explorado em sua carreira.

6. "Chore por Mim" (Cry me a River)
(Hamilton)
"Cry me a River" foi celebrizada pela interpretação sussurrada de Julie London, na trilha sonora do filme "The Girl Can't Help it", de 56. O arranjo da música, em sua gravação com London, era adorado por músicos bossa novistas, que o consideravam exemplar. A canção aparece em "Louco por Você" provavelmente como uma referência à bossa nova, de que Roberto era fã confesso. Em sua interpretação, no entanto, o cantor parece inseguro em algumas passagens da melodia.

7. "Louco por Você" (Careful)
(Vance/Pockriss)
Um divertido tcha-tcha-tcha, versão de um sucesso de época. O destaque ganho como faixa título se justifica pelo refrão: "Lou-co, lou-co, louco por você...", delicioso e de fácil memorização.

8. "Linda"
(Carlos Imperial/Bill Caesar)
Este tcha-tcha-tcha traz os backing-vocals mais divertidos do disco: "iá-iá-iá-iá... iá-iá..."

9. "Chorei"
(Carlos Imperial)
Um samba balançado, que poderia estar no repertório de Miltinho ou Elza Soares, com arranjo para orquestra de gafieira. A canção é surpreendente não apenas pelo inusitado do estilo, que nunca mais voltou ao repertório do cantor, mas pela interpretação convincente de Roberto Carlos.

10. "Se Você Gostou"
(Carlos Imperial/Fernando César)
Mais uma bossa de Carlos Imperial. A letra traz evocações explícitas à bossa nova em passagens como "olha o céu, o mar, a flor, isto é sinal de amor", ou "se lhe agradou minha voz cansada e rouca" e "se quiser de novo os carinhos que eu lhe fiz/amor, telefone e peça bis". Por letras como esta, Imperial foi considerado na época, pelos puristas, um aproveitador do sucesso da bossa nova "verdadeira", feita por Jobim e Vinícius. Atenção para o final da música, em que Roberto arrisca um "scat singing".

11. "Solo per Te"
(Renato Côrte Real/Minco)
Bolerão italianado, esta música não faz supor que seu intérprete seria vencedor do festival de San Remo, anos mais tarde, com "Canzone per Te".

12. "Eternamente"
(De Angelis/Marcucci)
"Louco por Você" termina com esta balada, ao estilo Paul Anka, que foi sucesso em italiano na voz de Peppino diCapri. A letra em português explica: "Forever é para sempre/viver junto a você/as questões de amor/não têm tradução", e Roberto Carlos é enfático na dicção: "qüestões".