Topo

Namorado de Paula Fernandes, Thiago Arancam lança CD mais pop da carreira

Capa de "Bela Primavera", novo disco de Thiago Arancam - Divulgação
Capa de "Bela Primavera", novo disco de Thiago Arancam Imagem: Divulgação

25/08/2017 04h00

O tenor Thiago Arancam interrompeu os ensaios na tarde desta quinta (24) para falar da expectativa do show de estreia da turnê "Bela Primavera". O namorado de Paula Fernandes está animado com a apresentação do álbum que mostra sua faceta mais pop, que apresentará no próximo dia 15 de setembro no teatro Castro Alves, em Salvador, quando também será lançado o CD.

O encanto pela capital soteropolitana é o motivo da escolha para a abertura da turnê. O carinho do público parece ser recíproco, já que os 1.500 lugares do teatro estão praticamente esgotados. "Escolhi Salvador porque é bom estar aqui. Foi a primeira capital do Brasil, e a Bahia é multicultural, além de ser uma cidade importante para minha carreira internacional", explica.

O disco, gravado no primeiro semestre, reúne nove faixas, sendo seis autorais, que enchem Arancam de orgulho. "Pela primeira vez assumo uma identidade artística. Essa transição do clássico para o popular foi muito bem pensada. O grande desafio foi buscar o repertório e encontrar essa cara. Tive a preocupação de não sair do extremo clássico para o extremo popular", disse Arancam.

A participação da namorada sertaneja contribui para essa "democratização" que Arancam busca em seu novo trabalho. "Tento mobilizar isso [levar sua música para um grande público], e agora, mais que nunca, por causa desse projeto. Um país só é forte quando as pessoas são bem instruídas. E a arte pode fazer isso". A ideia é que o show seja apresentado em todo Brasil, e Arancam não descarta dividir o palco com a namorada. "O convite está feito. Não depende só dela e de mim porque nossas agendas estão bem complicadas", lamenta.

A correria vem sendo grande para o casal, que, para namorar, precisa driblar compromissos. "A gente se curtiu bastante nos primeiros meses, enquanto eu ainda não estava em turnê, mas tudo é possível. O importante é que um entende a vida um do outro. Nos entendemos porque respiramos a mesma coisa. A gente está feliz."

Gravado na República Checa, Itália e Brasil, Arancam considera o álbum um divisor de águas profissional e pessoal, repleto de surpresas desde o início da produção. Foi durante as gravações que ele começou a namorar com Paula Fernandes. No início, era só o registro de uma canção. Em seguida, a cantora já estava protagonizando o videoclipe rodado na Itália.

Além das inéditas, o álbum também traz versões de “Hallelujah”, de Leonard Cohen, e “Strani Amore”, sucesso na voz de Laura Pausini, e "Céu de Santo Amaro”, de Flávio Venturini, com participação de Paula Fernandes e Orquestra Filarmônica de Praga.

Livre de preconceitos, o músico espera receber em suas plateias apreciadores dos mais variados estilos musicais. "É muito bom voltar ao Brasil. Por ser um país muito machucado, o público carece de uma música nova e de novos ídolos. Espero a formação de uma nova plateia. Toda referência é muito bem-vinda".

Veja abaixo trecho do ensaio