Topo

A arma de Carrie Fisher contra o abuso em Hollywood: Língua de boi

A atriz Carrie Fisher como a General Organa em "Star Wars: O Despertar da Força" (2015) - Divulgação
A atriz Carrie Fisher como a General Organa em "Star Wars: O Despertar da Força" (2015) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 11h18

Carrie Fisher morreu em dezembro passado, mas só agora uma importante história vem à tona para engrossar o coro contra o assédio em Hollywood.
Uma amiga próxima da atriz revelou que Fisher entregou uma caixa da marca Tiffany para um conhecido produtor com fama de predador sexual. Dentro do embrulho, uma pequena surpresa: Uma língua de boi.

Quem contou o caso foi a roteirista Heather Robinson (de “Paixão de Aluguel”), que não revelou o nome do executivo, mas o identificou como “vencedor do Oscar”. Nos anos 2000, ela chegou a ser assediada por esse produtor dentro de um carro. Indignada, contou então para a amiga sobre a investida.

Duas semanas depois do ocorrido, Fisher avisou à amiga por e-mail que havia entregado em mãos um pequeno presente para o assediador.

"Era uma língua de boi do [famoso restaurante californiano] Jerry's Famous Deli com um bilhete que dizia: ‘Se você voltar a tocar na minha querida Heather ou em qualquer outra mulher, a próxima entrega será algo seu em uma caixa muito menor’, lembrou Robinson em entrevista na rádio Arizona.

Robinson disse que nunca falou sobre o incidente com medo de repressão. "Aconteceu tão rapidamente que eu estava com vergonha de mim mesma.
Eu pensei que tinha feito algo errado. Eu pensei que, almoçando ou jantando com ele, eu estava pedindo por aquilo", disse.

A roteirista ainda disse que o atual escândalo em torno de Harvey Weinstein faz parte de uma cultura maior de abuso em Hollywood. "Isso acontece o tempo todo", disse. "Há um diretor muito conhecido de quem sou amiga há muito tempo. Eu pensei que ele era incrível. Recebi uma mensagem de alguém que dizia: ‘Eu só queria que você soubesse que eu gostei de você falar sobre [assédio] e essa pessoa me estuprou, você deveria saber disso’".

Weinstein foi demitido pelo conselho da sua própria empresa, a Weinstein Company na semana passada, na esteira da acusado de agressão sexual e assédio por mais de 40 mulheres.

Fisher morreu em dezembro de 2016 após sofrer uma parada cardíaca em pleno voo. Conhecida em todo o mundo pelo seu papel de Princesa Leia na saga “Star Wars”, a atriz aparecerá no próximo episódio da franquia, “Os Últimos Jedi”.