Topo

"Hollywood me pôs na lista negra porque fui estuprada", afirma Rose McGowan

A atriz Rose McGowan participa de evento em Nova York, em abril de 2016 - Gary Gershoff/Getty Images for Housing Works
A atriz Rose McGowan participa de evento em Nova York, em abril de 2016 Imagem: Gary Gershoff/Getty Images for Housing Works

Do UOL, em São Paulo

15/10/2017 12h48

Em uma entrevista inédita datada de janeiro deste ano e publicada neste domingo pelo The Observer, versão dominical do jornal britânico The Guardian, a atriz Rose McGowan diz ter sido colocada na lista negra de Hollywood após ter sido estuprada. No relato, ela ainda promete perseguir os indivíduos do setor cinematográfico que estariam "ajudando e incentivando" crimes sexuais.

"Eles ameaçaram me colocar na lista negra. E acabei entrando na lista negra de Hollywood depois de ter sido estuprada, porque eu resolvi falar... Tudo isso aconteceu internamente", diz a atriz, famosa pela série de TV "Jovens Bruxas" e o filme "Pânico". Um dos últimos papéis grandes de McGowan no cinema data de 2011, em "Conan, O Bárbaro".

Rose McGowan é uma das mais de 30 mulheres que fizeram denúncias contra Harvey Weinstein desde que no último dia 5 o jornal New York Times revelou acusações de assédio sexual e até estupro contra o poderoso produtor. Os casos aconteciam há décadas.

A atriz Rose McGowan na série de TV "Jovens Bruxas" (1998) - Reprodução - Reprodução
Rose McGowan em cena de "Jovens Bruxas" (1998)
Imagem: Reprodução

Em uma série de tweets na semana passada, a atriz também acusou Roy Price, chefe da Amazon Studios, de ignorá-la quando fez a denúncia antes. A conta do Twitter da atriz chegou a ficar suspensa por algumas horas.

Em outubro de 2016, três meses antes de ceder a entrevista ao The Observer publicada só neste domingo, McGowan falou sobre ter sido estuprada por um executivo de Hollywood, mas não nomeou Weinstein.

Na entrevista publicada agora no calor da enxurrada de denúncias contra Harvey Weinstein, McGowan explica melhor seu caso dizendo que ela nunca denunciou o estupro à polícia porque um advogado criminal a aconselhou e disse que era improvável que ela ganhasse. "Além disso, não queria o nome dele ao lado do meu no meu obituário", disse ela.

Ao The Observer, McGowan também conta que tem "entre 150 e 200 pessoas" que poderiam ser suas testemunhas e fala sobre um documento que comprova o suposto ataque que sofreu. "Eu tenho um documento oficial da época do ataque. Foi feito um pequeno acordo, o que não deixa de ser uma admissão de culpa", explica ela.

O acordo seria o mesmo retratado na recente matéria do New York Times, que diz que McGowan chegou a um acordo de US$ 100 mil com Weinstein em 1997, após um episódio em um quarto de hotel no Festival de Cinema de Sundance.

A atriz ainda diz ter marcas físicas do abuso. "Fiz três cirurgias nos meus pulsos e cotovelos". Ela também criticou a forma como as acusações de assédio sexual e estupro são tratadas pela indústria cinematográfica, em que as vítimas acabam ficando com a imagem marcada, e não seus abusadores.

As atrizes Rose McGowan (de azul, à direita) e Neve Campbell em cena do filme "Pânico" (1996) - Reprodução - Reprodução
Rose McGowan (à direita) no filme "Pânico" (1996)
Imagem: Reprodução

"Eles culpam a vítima, é uma m*. As pessoas são instigadas a terem medo [de denunciar]. E eles são instigados a colocar medo nas pessoas, e é exatamente isso o que fazem, inclusive com nossos agentes e advogados. Mas eu vou fazer o que puder para denunciar e falar o máximo que eu puder", declarou a atriz na entrevista feita há dez meses.

Rose McGowan ainda previu o que está acontecendo nas últimas semanas, mulheres denunciando casos de estupro, assédio sexual e contato físico indesejável. "Não tem mais como esconder", comentou a atriz, na época referindo-se ao caso de Bill Cosby.