Topo

Exposição inédita no RJ sobre o Nirvana e o movimento grunge ganha data

Kurt Cobain em gravação do MTV Unplugged do grupo Nirvana, em Nova York (18/11/1993) - Getty Images
Kurt Cobain em gravação do MTV Unplugged do grupo Nirvana, em Nova York (18/11/1993)
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 13h40

O Rio de Janeiro vai receber a exposição "Nirvana: Taking Punk To The Masses", que retrata a história do icônico trio além de apresentar como o grunge dominou a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, e depois conquistou o mundo.

A mostra vai abrir as portas no dia 22 de junho, no Museu Histórico Nacional, localizado no centro da cidade, e fica até 22 de agosto em uma área de aproximadamente 800m².

Essa será a primeira vez que a homenagem ao Nirvana sai do Museu de Cultura Pop de Seattle (MoPOP). O acervo conta com mais de 200 peças originais entre instrumentos, fotos, vídeos, álbuns, objetos pessoas dos integrantes, cartazes e mais.

Um dos focos é o processo criativo do álbum "In Utero", o último da banda, lançado no ano anterior ao suicídio do líder Kurt Cobain, em 1994.

Nirvana

"Bleach" chegou em 1989 com uma agressividade característica do punk misturando com o hard rock. O sucesso do grupo foi imediato e "Nevermind" colocou o grupo formado por Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl no mainstream da indústria fonográfica.

A banda passou pelo Brasil, em 1993, no extinto festival Hollywood Rock, com dois shows caóticos, em São Paulo e na cidade maravilhosa. O dia 8 de abril de 1994 foi o fim do Nirvana, após a morte do vocalista e guitarrista Kurt Cobains, mas o legado da banda continua até hoje. 

Serviço:

Exposição "Nirvana: Taking Punk To The Masses"

Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ)
Data: de 22 de junho a 22 de Agosto.
Horários de visitação:
Terça a sexta, das 10h às 17:30h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Ingressos: preços populares.