Só música

10 filmes imperdíveis do festival In-Edit, que começa hoje em SP

Por Leonardo Rodrigues

História Secreta do Pop Brasileiro

Dirigido pelo jornalista André Barcinski, conta a história dos músicos e produtores que não apareciam nos créditos das capas de disco. É dividido em oito deliciosos capítulos e traz 60 entrevistados e 20 números gravados ao vivo no estúdio Mosh, em São Paulo.
Reprodução

O Barato de Iacanga

O Brasil teve um Woodstock para chamar de seu, e ele foi realizado entre 1975 e 1984 no interior de São Paulo, com participações lendárias de Mutantes, Som Nosso de Cada Dia, Luiz Gonzaga, Raul Seixas e até João Gilberto. É dirigido por Thiago Mattar e prima por um valioso trabalho de arqueologia musical.
Renato dos Anjos/Folha Imagem

Alceu Valença - Na Embolada do Tempo

Como Alceu Valença saiu do Nordeste e capitaneou a "invasão" de cantores e compositores da região nos anos 1970? Com imagens de arquivo e depoimentos, o filme de Paola Vieira responde a essa e outras perguntas, além de passar pela origem do artista. Prato cheio para fãs.
André Lucas/UOL

Meu Amigo Fela

O diretor brasileiro Joel Zito Araújo vai a Nova York entrevistar o cubano Carlos Moore, amigo íntimo e biógrafo oficial da estrela do afrobeat Fela Kuti. Com música e política, mostra como nasceu o mito do ídolo nigeriano do gueto. Ideal para quem não conhece a obra do artista.
Leni Sinclair/Michael Ochs Archives/Getty Images

Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos

Totem da música brasileira, Dorival Caymmi é revelado sob a ótica de suas relações humanas. A diretora Daniela Broitman conversou com os filhos Dori, Danilo e Nana e amigos próximos. O ótimo documentário também traz imagens e depoimentos de Caymmi desvelando seu universo.
Luciana Whitaker/Folhapress

Antes que me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star

Amigo de Caetano Veloso e parceiro de Raul Seixas, Edy Star é o mote deste filme que resgata a carreira do baiano, incluindo sua participação no mítico álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das 10. Mostra que Edy Star guardava vários artistas dentro de si, igualmente relevantes.
Gal Oppido/Divulgação

Beat É Protesto! O Funk pela Ótica Feminina

O funk carioca já deixou de ser promovido apenas por homens e, aos poucos, vem se abrindo ao protagonismo feminino. Conduzido por Mayara Efe, traz depoimentos de mulheres trasngênero e cisgênero que transitam em diferentes funções no universo dos batidões. Revelador.
Divulgação

I Used To Be Normal: A Boyband Fangirl Story

Engane-se quem pensa que o fenômeno das boy bands, dos grupos formados por jovens que avassalam corações adolescentes, é algo recente. A chegada dos Beatles foi um marco. O filme de Jessica Leski radiografa o fenômeno desde sua origem por meio da experiência quatro mulheres de 16 a 64 anos.
Divulgação

Blue Note: It Must Schwing

Produzido por Win Wenders, o filme de Eric Friedler conta a história da lendária gravadora de jazz Blue Note, que foi fundada em 1939 por dois imigrantes judeus que fugiram do nazismo e mudariam o curso da música e de lendas como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Sonny Rollins e Quincy Jones.
Divulgação

Bad Reputation. A documentary About Joan Jett

A importância de Joan Jett para o rock é similar à de gigantes do gênero. A bordo das Runaways e posteriormente em carreira solo, ela abriu portas para as mulheres e deixou influências em mais de uma geração de bandas. Dirigido por Kevin Kerslake, o filme ainda destaca a Jett ativista e produtora talentosa.
Julian David Stone/Acervo Pessoal

In-Edit

12 a 23 de junho em São Paulo, no CineSesc, Spcine Olido, Cine Matilha, Cinemateca, entre outras salas. Ingressos são gratuitos, exceto no CineSesc. Programação em in-edit-brasil.com.
Divulgação
Publicado em 12 de junho de 2019.